Serra diz que PT quer usar eleição em São Paulo para "abafar" mensalão

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

No primeiro ato de campanha após o resultado do primeiro turno, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, voltou a citar o julgamento do mensalão. Durante visita à Vila Formosa (zona leste) nesta segunda-feira (8), o tucano disse que o PT está usando a disputa na cidade pra "abafar o mensalão".

Serra teve 30,75% dos votos e vai disputar o segundo turno com o petista Fernando Haddad, que teve 28,98%.

"O PT vai querer usar essa eleição para abafar a questão do mensalão. Isso é muito claro. Eles costumam atuar como proprietários privados da vida pública, então procuram manejar, criar pautas para a imprensa nessa direção”, afirmou Serra.

O petista, por sua vez, rebateu as críticas do adversário na noite desta segunda-feira citando o mensalão do PSDB em Minas Gerais.

Ontem, em discurso após a apuração, Serra já havia citado o mensalão. O suposto esquema de compra de apoio de parlamentares no Congresso durante o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) está sendo julgado pelo Supremo.

Hoje, o tucano defendeu o uso do mensalão na campanha. “É óbvio que o mensalão está presente. Ele está presente nos noticiários, está no dia a dia dos debates. Então, por que haveria de estar de fora da campanha? De forma nenhuma”, disse Serra.

SERRA DEFENDE USO DO MENSALÃO NA CAMPANHA; ASSISTA AO VÍDEO

"É um segundo turno e, com o tempo que tem, é apropriada a discussão de valores como trabalho, esforço, mérito, probidade e honestidade na administração. A gente elege um governante, e o que vai comandar depois é o estilo, com quem ele anda junto, qual é a experiência que tem, qual é o time. Tudo isso tem que ser debatido", disse o tucano.

Ontem pela manhã --antes, portanto, do resultado da votação--, Lula disse que o povo "não quer saber" de mensalão.

"O povo é muito inteligente e sabe a diferença das coisas. O povo sabe o que é julgamento e o que é votação. O povo está querendo um prefeito de cuide de sua cidade. Fora disso, o povo não quer saber se tem mensalão”, disse Lula.

Questionado sobre as possíveis alianças que fará para o segundo turno, Serra desconversou. "Aqui não é serviço de informação ao adversário", disse o tucano.

PT constrói "com saliva"

Serra também aproveitou a aportunidade para criticar os governos petistas.

"A gente tem mais coisas para mostrar efetivamente. Eles têm muita saliva, constroem creches com saliva, constroem unidades de saúde com saliva."

O tucano disse ainda que o PT está acostumado a "baixarias". No que depender de mim [a campanha no segundo turno] será uma disputa de ideias, propostas e biografia. Do outro lado, não posso dizer. Eles têm uma bela tradição de baixarias em campanha."

Mais informações sobre as eleições em São Paulo aqui

UOL Cursos Online

Todos os cursos