Reeleito no Rio, Paes anuncia fiscalização por GPS que aplica multas a concessionárias de ônibus

Do UOL, no Rio

Um dia após se reeleger, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta segunda-feira (8) a implementação de um sistema de fiscalização por GPS que aplicará multas a concessionárias de ônibus que não respeitarem o limite mínimo de veículos em uma determinada linha. O peemedebista venceu a eleição no primeiro turno, com 64,6% dos votos válidos.

Em entrevista à "TV Globo", o chefe do Executivo carioca afirmou que pretende utilizar cada vez mais a tecnologia para fiscalizar a prestação e a qualidade dos serviços públicos na cidade. O novo procedimento será testado em breve nos ônibus articulados do BRT Transoeste, o "Ligeirão", corredor que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na zona oeste.

"O primeiro sistema entra agora, e isso eu não tinha anunciado: nós temos todos os ônibus com GPS. Começamos pela Transoeste, vamos começar agora a ter um sistema que a gente identifica quantos ônibus tem que ter naquela linha. Se não tiver o número suficiente de ônibus, o próprio sistema já multa aquela concessionária de ônibus por não ter o número suficiente da frota. E você vai usando de tecnologia para impedir que se cometa qualquer tipo de delito na cidade", afirmou.

O transporte público no Rio foi um dos temas que mais geraram críticas dos adversários, em especial do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que terminou a eleição na segunda colocação (28,15% dos votos válidos). O oposicionista chegou a afirmar que o então candidato à reeleição seria "apoiado pelas empresas de ônibus".

Ainda no contexto sobre possíveis mudanças para os próximos quatro anos, o peemedebista afirmou que pretende utilizar um sistema de controle biométrico para fiscalizar a frequência dos médicos e profissionais de saúde que prestam serviço para a prefeitura nas Clínicas da Família.

"Não dá para não ter. Eu era deputado em Brasília e fazia o controle biométrico. Qualquer trabalhador vai lá e bate o seu ponto. (...) O controle biométrico é uma coisa supercivilizada, que praticamente inviabiliza fraudes. E a gente passa a ter esse acompanhamento", disse.

Questionado sobre as críticas dos adversários, o prefeito reeleito do Rio de Janeiro afirmou ter observado de forma atenta o discurso dos oponentes, mas não citou Marcelo Freixo e Rodrigo Maia (DEM) --ambos adotaram linha mais combativa durante a campanha eleitoral, principalmente nos debates. Paes declarou "não perder tempo com críticas de baixo nível".

 

"Eu vi muito o deputado Otávio Leite chamando atenção para a questão das pessoas com deficiência. Ele tem um trabalho sério e histórico nessa questão das pessoas com deficiência. E eu acho que o Rio é, de fato, uma cidade muito pouco acessível. Vi muito a deputada Aspásia falando da questão da reciclagem do lixo. A gente priorizou o fechamento do lixão de Gramacho, mas falta fazer a reciclagem", disse.

"Um homem feliz"

Após a confirmação da vitória, neste domingo (7), Paes afirmou durante entrevista coletiva que não vai desistir da gestão municipal, principalmente em função da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, para lançar candidatura ao governo do Estado.

"Pensem em um homem feliz, pensem em Eduardo Paes. Eu sempre digo que os governantes no resto do país têm inveja de mim, pois sou o prefeito da cidade mais maravilhosa. Uma das grandes alegrias que eu tive foi a de pegar aquela bandeira olímpica em Londres. E eu faço questão de passá-la para a próxima cidade em 2016, no Maracanã", afirmou.

Com as polêmicas recentes envolvendo o atual governador, Sérgio Cabral, o candidato natural do partido ao governo do Estado, o atual vice-governador, Luiz Fernando Pezão, passou a ser questionado sobre seu futuro político.

Além disso, o PT --hoje aliado ao PMDB no Rio--deve lançar a candidatura do senador Lindbergh Farias, que conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O PMDB já tem um candidato: Luiz Fernando Pezão. Certamente nós vamos eleger o sucessor do governador Sério Cabral. Vamos trabalhar para construir uma grande aliança com o Partido dos Trabalhadores", disse o prefeito.

Paes cai no samba

O Parque Madureira, no subúrbio, investimento que se tornou o ponto de referência da campanha do prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, foi o local escolhido pelo PMDB para a festa de comemoração. O evento reuniu cerca de cinco mil pessoas, segundo a PM.

Utilizando um chapéu com as cores da Portela, sua escola de samba de coração, Paes parecia em êxtase. Cantou, sambou e agradeceu aos moradores de Madureira o apoio recebido no decorrer da campanha.

Após cantar ao lado do sambista Arlindo Cruz a música "O meu lugar", cuja letra exalta as qualidades e tradições de Madureira, Paes fez um breve discurso, e prometeu continuar priorizando a zona norte e o subúrbio da cidade nos próximos quatro anos.

"Vocês mais uma vez me deram a vitória nessa eleição. Essa cidade não vai ter mais uma divisão, será uma cidade para todos. Muito obrigado ao povo da zona norte, obrigado a Portela, ao Império Serrano e ao povo do samba", declarou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos