PSD de Kassab se confirma como 4ª força política do país e DEM perde relevância

Do UOL, em São Paulo

Na esteira da perda de espaço do DEM, o estreante PSD (Partido Social Democrático) ficou em quarto lugar entre os partidos que mais ganharam prefeituras no primeiro turno das eleições municipais, com 492 conquistas.

Com isso, o PSD inicia sua trajetória eleitoral apenas atrás do PMDB (1.023 vitórias), do PSDB (692) e do PT, que levou 628 prefeituras.

De quebra, o novato em disputas venceu em 17 cidades com população acima de 100 mil habitantes.

Além disso, foi para o segundo turno em Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC), Londrina (PR) e na capital catarinense, Florianópolis. Todos esses municípios têm mais de 400 mil habitantes.

A força ascendente do PSD também pode ser verificada na quantidade de vereadores que o partido conquistou em sua primeira eleição: são 4.595 representantes no legislativo municipal, o que torna a sigla a 5ª do pais entre as que mais elegeram vereadores, atrás apenas dos líderes PMDB, PSDB, PT e PP.

O resultado expressivo nas urnas reflete seu tamanho no Legislativo. O PSD já nasceu com 48 dos 513 deputados da Câmara, o que o credenciava como a quarta bancada da casa. Entre seus integrantes mais conhecidos estão a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e os governadores Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Omar Aziz (Amazonas).

Criado em 2011, o partido nasceu com representação em nove Estados e surgiu de uma debandada de políticos insatisfeitos com o DEM (Democratas). O grupo é liderado por Gilberto Kassab, atual prefeito de São Paulo, que preside a sigla.

DEM

O partido que mais teve perdas políticas com a criação do PSD foi o DEM. Além de ver quadros importantes deixarem o partido, o que alimentou inclusive rumores de fusão com o PMDB, os democratas também levaram menos prefeituras neste ano.

Nas eleições passadas, o partido havia conquistado o comando de 495 cidades ainda no primeiro turno, o que fez dele a quinta força política do país em 2008.

Já neste ano, o DEM ganhou em apenas 275 cidades, o que o fez despencar para o nono lugar na lista de partidos mais vencedores.

Os dados mostram uma desidratação na força eleitoral do DEM. Em 2004, ainda sob a alcunha PFL, o partido ficou em terceiro lugar nas eleições, com 789 prefeituras conquistadas em primeiro turno.

Em 2000 o resultado foi ainda mais expressivo: os 1025 pleitos ganhos pelo PFL fizeram dos liberais o segundo partido que mais ganhou no país.

UOL Cursos Online

Todos os cursos