Dos 86 parlamentares que disputaram as eleições, apenas 15 se elegem no primeiro turno

Bia Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

Dos 86 parlamentares que disputaram as eleições deste ano como candidatos a prefeito, apenas 15 conseguiram se eleger no primeiro turno.  A deputada federal Teresa Surita (PMDB-RR) e o deputado Rui Palmeira (PSDB-AL) venceram nas cidades de Boa Vista, capital de Roraima, e em Maceió, capital de Alagoas, respectivamente.

Os outros deputados federais que venceram as disputas por prefeituras são: Luiz Carlos Setim (DEM-PR), em São José dos Pinhais, Joaquim Beltrão (PMDB-AL), em Coruripe, Raimundão Macedo (PMDB-CE), em Juazeiro do Norte, Heleno Silva (PRB-SE), em Canindé de São Francisco, Audifax (PSB-ES), em Serra, Laurez Moreira (PSB-TO), em Gurupi, Ribamar Alves (PSB-MA), em Santa Inês, Alberto Mourão (PSDB-SP), em Praia Grande, Carlaile Pedrosa (PSDB-MG), em Betim, Carlinhos Almeida (PT-SP), em São José dos Campos, Gilmar Machado (PT-MG), em Uberlândia, Célia Rocha (PTB-AL), em Arapiraca e Doutor Aluizio (PV-RJ), em Macaé.

Além disso, 20 parlamentares vão disputar o segundo turno das eleições, que acontece no próximo dia 28. Nove deles são candidatos em capitais brasileiras. Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e Cícero Lucena (PSDB-PB) podem deixar o Senado caso vençam as disputas pelas prefeituras de Manaus e João Pessoa, respectivamente. Grazziotin concorre contra o ex-senador Artur Virgílio Neto (PSDB), que já foi prefeito da cidade de 1989 a 1992. Lucena disputa o segundo turno contra o candidato Luciano Cartaxo (PT).

Em Salvador, a disputa do segundo turno ocorrerá entre dois deputados. ACM Neto, do DEM, e Nelson Pelegrino, do PT, tiveram 40,17% e 39,73% dos votos válidos, respectivamente. As outras capitais que têm parlamentares na disputa no segundo turno são: Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Belém (PA) e São Luís (MA).

Outros 53 parlamentares --50 deputados federais e 3 senadores-- perderam já no primeiro turno. Cinco deputados federais disputavam as eleições como vice-prefeitos. Apenas um deles ainda continua na disputa. O deputado federal Marllos Sampaio (PMDB/PI) disputa a Prefeitura de Teresina, na chapa do atual prefeito Elmano Férrer (PTB).

Os deputados federais Zé Vieira (PR-MA) e João Paulo Cunha (PT-SP) retiraram suas candidaturas. Zé Vieira deixou a disputa pela cidade de Bacabal, no último dia 5, ao ter seu registro cassado por rejeição de contas no TCU (Tribunal de Contas da União). Ele indicou a esposa Patrícia Vieira para concorrer em seu lugar.

Já João Paulo Cunha decidiu retirar sua candidatura à Prefeitura de Osasco após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por peculato e corrupção passiva, durante o julgamento do Mensalão, no final de agosto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos