São José dos Campos (SP) elege Carlinhos Almeida (PT) no primeiro turno

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Carlinhos Almeida em comício no final de setembro; ele foi eleito com quase 51% dos votos

    Carlinhos Almeida em comício no final de setembro; ele foi eleito com quase 51% dos votos

O deputado federal Carlinhos Almeida, candidato do PT à Prefeitura de São José dos Campos, foi eleito prefeito de São José dos Campos (SP) no primeiro turno das eleições.

O candidato do PSDB, Alexandre Blanco, que começou a corrida com menos de 10% das intenções de voto --segundo pesquisas do Ibope-- e terminou a apuraçao com mais de 43%, não conseguiu levar a disputa para o segundo turno.

A campanha de Carlinhos contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do governo da presidente Dilma Rousseff. Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação), Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) chegaram a participar de atos de campanha do petista.

A visita de integrantes do primeiro escalão do governo federal foi criticada pelo tucano Blanco, que afirmou que os ministros nunca entregaram obras em São José, mas agora iam à cidade para pedir votos.

Perfil do eleito

Nome: Carlinhos Almeida
Partido: PT
Nascimento: 25/06/1963
Município de nascimento: Santa Rita do Jacutinga (MG)
Ocupação: Deputado
Vice: Dr. Itamar (PMDB)

Blanco, por sua vez, contou com o apoio do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) --São José tem importância histórica para os tucanos, que estão no poder há 16 anos na cidade.

A coligação de Carlinhos, “São José mais Forte”, é formada por sete partidos (PT, PRB, PMDB, PSC, PR, PTC e PC do B). Já a coligação de Blanco, “São José Ainda Melhor”, tinha 11 siglas (PSDB, PP, PDT, PTN, PPS, DEM, PHS, PMN, PRP, PSD e PT do B).

Também concorreram à Prefeitura de São José dos Campos os candidatos Antonio Alwan (PSB), Gilberto Silvério (PSOL), Cristiano (PV), Ernesto Gradella (PSTU) e Fabricio Correia (PSDC).

UOL Cursos Online

Todos os cursos