Sandro Matos (PDT) é reeleito no primeiro turno em São João de Meriti (RJ)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Sandro Matos (PDT) é reeleito no primeiro turno em São João de Meriti (RJ)

    Sandro Matos (PDT) é reeleito no primeiro turno em São João de Meriti (RJ)

Candidato à reeleição à Prefeitura de São João de Meriti (Baixada Fluminense),Sandro Matos (PDT) venceu a disputa no primeiro turno.

Líder nas pesquisas e candidato em uma coligação com 19 partidos, o atual prefeito da cidade já havia registrado 50% das intenções de votos durante a disputa, depois caiu e no fim acabou caindo. Em segundo, ficou o adversário Dr. João (PR).

Sandro Matos teve o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as propostas, estão construir uma escola técnica, criação de um plano municipal de acessibilidade e mobilidade urbana, criação da Secretaria Municipal de Cultura e implantação do Orçamento Participativo.

Outros dois candidatos que disputaram a eleição foram Bira (PSOL) e Doca Brazão (PMDB).

Cidade tem maior densidade demográfica

Apelidado de “formigueiro das Américas”, o município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, é a cidade com maior densidade populacional do país.

Perfil do eleito

Nome: Sandro Matos
Partido: PDT
Nascimento: 22/04/1970
Município de nascimento: São João de Meriti (RJ)
Ocupação: Empresário
Vice: João da Padaria (PSB)
Coligação: Juntos por Meriti (PRB / PP / PDT / PT / PTB / PSL / PSC / PSDC / PRTB / PHS / PTC / PSB / PV / PRP / PSDB / PPL / PSD / PC do B / PT do B)

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 460 mil habitantes se concentram em 35 quilômetros quadrados, o que resulta em uma densidade populacional de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado.

Assim como outros municípios da região, São João de Meriti tem grandes problemas sociais, como a precariedade no saneamento básico e a pobreza. Segundo o Instituto Trata Brasil, a cidade tem 0% de cobertura de esgoto.

Segundo dados do Siops (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde), o percentual de gasto com saúde em relação ao total de sua receita é de 15,27% --o mínimo determinado pela legislação atual é de 15%--, o que representa menos de um R$ 1 por dia com cada habitante.

UOL Cursos Online

Todos os cursos