Rosinha Garotinho (PR) se reelege no 1º turno em Campos dos Goytacazes (RJ)

Do UOL, em São Paulo

  • Marco Antônio Cavalcanti/Folha Imagem

    Rosinha Garotinho (PR) teve pedidos de impugnação de sua candidatura e se reelegeu em Campos

    Rosinha Garotinho (PR) teve pedidos de impugnação de sua candidatura e se reelegeu em Campos

A prefeita e candidata à reeleição, Rosinha Garotinho (PR), venceu as eleições no 1º turno em Campos dos Goytacazes (286 km do Rio de Janeiro).

Além da atual prefeita, disputavam a eleição Arnaldo Vianna (PDT), Erik Schunk (PSOL), José Geraldo (PRP) e Makhoul Moussallemi (PT).

Dos cinco candidatos à Prefeitura de Campos, apenas Erik Schunk (PSOL) e Zé Geraldo (PRP) tiveram as candidaturas liberadas pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) sem qualquer contestação.

Os pedidos de registro de Rosinha e de Makhoul Moussallemi (PT) foram deferidos, mas contestados pelo Ministério Público Eleitoral.

Rosinha amargou duas derrotas na Justiça Eleitoral, antes da reeleição. Em agosto, seu pedido de candidatura foi impugnado pelo TRE com base na Lei Ficha Limpa.

Rosinha já tinha sido condenada pelo mesmo tribunal por abuso de poder econômico e político pelo uso de rádio e TV na eleição de 2008, quando foi eleita.

Perfil do candidato

Nome: Rosinha Garotinho
Partido: PR
Nascimento: 06/04/1963
Município de nascimento: Campo dos Goytacazes (RJ)
Ocupação: Prefeita
Vice: Dr. Chicão (PP)
Coligação: Campos de todos nós (PRB / PP / PTB / PTN / PSC / PR / DEM / PRTB / PHS / PTC / PSB / PSDB / PT do B)

Ela obteve liminar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pôde concorrer.

Durante a campanha, a Promotoria Eleitoral de Campos pediu a cassação do registro da prefeita  por ela ter, segundo o MP, pintado na cor rosa sinais de trânsito em diversos pontos do município. A decisão ainda não saiu.

A candidata é mulher do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), que já foi prefeito de Campos por duas vezes (1989 -1992 e 1997-1998). Ele deixou o último mandato no segundo ano, para concorrer ao governo do Estado, quando foi eleito.

Homens do Exército participaram do esquema de segurança nas eleições em Campos. A cidade tem histórico de campanhas e eleições turbulentas, com cassação de políticos e indeferimento de candidaturas.

Com 463 mil habitantes e 344 mil eleitores, Campos é um dos centros nacionais de produção de petróleo. A cidade é também o município que recebe o maior volume de royalties e participações especiais da produção de petróleo. No ano passado, Campos recebeu R$ 1,2 bilhão em royalties e participações especiais.

Mais informações sobre as eleições pelo país

UOL Cursos Online

Todos os cursos