Prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Elias Gomes (PSDB), é reeleito no 1º turno

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O prefeito Elias Gomes é reeleito no 1º turno das eleições em Jaboatão

    O prefeito Elias Gomes é reeleito no 1º turno das eleições em Jaboatão

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes (na Região Metropolitana do Recife), Elias Gomes (PSDB), foi reeleito no primeiro turno. Desde o início, a corrida ficou polarizada entre ele e o pastor Cleiton Collins.

Os dois chegaram a trocar acusações ao longo da campanha, e o prefeito acusou Collins, que é ligado à igreja Assembleia de Deus da Madureira, de usar a religião para "manobrar" os fiéis.

Durante a campanha, Gomes teve o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), que indicou o vice da chapa, Heraldo Selva (PSD).

A gestão do prefeito foi duramente criticada por Collins, que chegou a afirmar que as principais obras da cidade ou são federais ou estaduais.

O pastor também provocou polêmicas ao longo da corrida eleitoral. Além de dizer que os gays não sofrem preconceito em Jaboatão, o candidato contrariou a orientação do partido de apoiar Geraldo Júlio (PSB) no Recife, e declarou apoio ao candidato do DEM, Mendonça Filho.

Em entrevista a uma rádio, Gomes desafiou Collins a ir às escolas públicas que ele construiu durante sua gestão. Um dia antes, na mesma rádio, o adversário disse que o prefeito não havia feito nada, inclusive na área de educação.

Elias Gomes disse que, se não tivesse feito nada, como afirmou Collins, não teria uma aprovação na casa dos 70%. "Sou o prefeito da Região Metropolitana do Recife com a melhor avaliação".

UOL Cursos Online

Todos os cursos