"Pesquisas não me deprimem nem emocionam", afirma Paes após votar na zona sul do Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Eduardo Paes (PMDB) beijou a mulher, Cristiane, após votar na zona sul da capital fluminense

    Eduardo Paes (PMDB) beijou a mulher, Cristiane, após votar na zona sul da capital fluminense

O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), votou por volta de 9h10 deste domingo (7) em uma zona eleitoral na zona sul da capital fluminense. Ao deixar a cabine de votação, o peemedebista afirmou "não se considerar favorito", e disse que "pesquisas não emocionam nem deprimem". Em todas as amostras recentes do Ibope e do Datafolha, Paes é cotado para se reeleger já no primeiro turno.

"Vocês [jornalistas] nunca acreditam, mas eu não vejo pesquisas. (...) Vamos esperar terminar a apuração para poder comemorar. Temos que respeitar os adversários. Sinto-me muito alegre e feliz. Estamos refundando o Rio", completou.

Paes voltou a reconhecer que o ponto crítico em sua campanha diz respeito aos problemas na saúde pública. "A gente sabe que ainda falta muito a ser feito na área da saúde. Avançamos em algumas coisas, mas há problemas que precisam ser resolvidos. As pessoas podem ter certeza que elas vão continuar me vendo pelas ruas. (...) Sabemos que o Rio não virou nem vai virar um paraíso na Terra", afirmou.

Questionado sobre o efeito de suas atividades durante a campanha eleitoral, o candidato à reeleição lamentou "não poder ter feito mais", já que precisava cumprir o seu expediente enquanto chefe do Executivo carioca. "Eu só fazia campanha à noite e aos fins de semana. Foi difícil. No horário normal, ficava o tempo todo no meu gabinete", disse.

O candidato à reeleição segue para Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde acompanhará a votação de seu vice, o petista Adilson Pires, em uma zona eleitoral da favela Vila Aliança. Em seguida, o atual prefeito fará uma pequena carreata pela região. Às 16h30, o peemedebista começa a acompanhar a apuração na Gávea Pequena, residência oficial do gestor municipal.

Voto na legenda

Questionado sobre o voto para vereador, Paes afirmou ter votado no número de seu partido. "Eu gostaria de poder votar em todos. Mas votei na legenda", disse ele sem qualquer tipo de constrangimento.

"Tenho certeza de que o meu vice vai votar na legenda do PT", finalizou Paes, referindo-se a Adilson Pires.

Ironia

A zona eleitoral na qual Paes compareceu está situada em clube de golfe no bairro de São Conrado. Ironicamente, uma das polêmicas enfrentadas pelo pleiteante à reeleição durante a campanha diz respeito à construção de um campo de golfe para os Jogos Olímpicos 2016. Os adversários questionam as circunstâncias e o custo do investimento.

Adversário

O principal adversário de Paes na corrida eleitoral, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), votou no clube Payssandu, no Leblon (zona sul). O candidato foi ao local de votação acompanhado da mulher, Renata, da filha Isadora, 14, e de militantes de sua campanha. Freixo passará o resto de dia com amigos e acompanhará a apuração nos Arcos da Lapa, com candidatos a vereador do PSOL.

Ele disse que tem a expectativa de que o partido eleja uma "boa bancada", sem se referir ao número de cadeiras. O deputado disse que votou na legenda da sigla para vereador. "O PSOL se reafirma como uma alternativa à cidade". Ao acompanhar o voto de Chico Alencar, deputado do PSOL  que se recupera de cirurgia cardíaca, Freixo se emocionou. "Achei que iria chorar no fim do dia, mas o Chico Alencar já me fez chorar mais cedo”, disse.

UOL Cursos Online

Todos os cursos