Paulo Piau (PMDB) e Antonio Lerin (PSB) disputam segundo turno em Uberaba (MG)

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia*

  • Arte/UOL

    Após problemas, Paulo Piuai (à esq.) vai disputar o segundo turno contra Antonio Lerin

    Após problemas, Paulo Piuai (à esq.) vai disputar o segundo turno contra Antonio Lerin

Depois de uma campanha acirrada em Uberaba (475 km de Belo Horizonte) e uma candidatura complicada, Paulo Piau (PMDB) vai enfrentar Antonio Lerin (PSB) no segundo turno.

Piau teve a candidatura impugnada a dois meses das eleições, depois que o PMDB registrou dois candidatos: Rodrigo Mateus e Paulo Piau. Os dois chegaram a disputar na Justiça o direito à candidatura e Piau levou a melhor.

Com 100% das urnas apuradas na cidade do Zebu, Paulo Piau ficou em primeiro com uma diferença de 17.088 votos do segundo colocado. Já a diferença para o terceiro colocado, Adelmo (PT), foi de 21.562 votos.

Piau teve 31,7% dos votos válidos, seguido de Lerin (20,89%), Adelmo (18,05%), Wagner Nascimento (15,36%), Fahim Sawan (11,28%) e Edson Santana (2,71%). Em Uberaba dos mais de 200 mil eleitores, 174.742 compareceram às urnas hoje.

O PMDB dominou a disputa em Uberaba mesmo passando por um conflito interno até agosto , quando o TRE-MG confirmou a candidatura de Paulo Piau pelo partido.

O ex-secretário de governo da cidade Rodrigo Mateus, apoiado pelo atual prefeito, Anderson Adauto (sem partido), também queria participar da disputa, mas desistiu depois de intervenção da direção nacional do PMDB.

O vice-presidente da República, Michel Temer (que é também presidente licenciado do PMDB), visitou a cidade para fazer campanha eleitoral para Piau.

Se a base aliada do governo federal esteve dividida na cidade, a oposição também passou por um racha. O PSDB lançou o nome do ex-deputado Fahim Sawan para a disputa, mesmo com orientação contrária do dretório estadual tucano, que apoiou a candidatura de Antonio Lerin.

Temendo desgastes com aliados, tanto a presidente Dilma Rousseff como o governador mineiro Antonio Anastasia não se envolveram na campanha.

Outros dois candidatos disputaram as eleições em Uberaba: Edson Santana (PPS) e Wagner do Nascimento Junior (PTC).

UOL Cursos Online

Todos os cursos