Paraná teve 146 presos durante o domingo de eleição, diz secretaria de Segurança

Janaina Garcia

Do UOL, em Curitiba

O primeiro turno das eleições municipais no Paraná teve um total de 146 pessoas presas pela Polícia Militar em situações irregulares como boca de urna, transporte irregular de eleitores e até um mesário que consumia maconha durante o horário de votação.

O balanço foi divulgado nesta tarde na sede do TRE-PR (Tribunal Regional do Paraná) pela PM e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, instituições que, apesar do número de ocorrências, consideram tranquila a votação nos 399 municípios paranaenses. Apenas Corbélia, porém, teve cerca de 50 cabos eleitorais presos --de modo que foi necessário aporte de escrivães para dar conta da demanda de termos circunstanciados.

De acordo com o secretário de segurança, Cid Vasques, só em Curitiba foram oito prisões, a maioria por boca de urna. Uma delas é a do mesário flagrado com maconha em uma escola pública no bairro do Bacacheri.

“Em um universo de quase 8 milhões de eleitores, 174 ocorrências é um número absolutamente insignificante”, considerou. Segundo Vasques, os dados tabulados por região e a comparação com eleições anteriores só deverão ser divulgados amanhã de manhã.

Se houve ocorrências graves, como compra de votos? “Uma, no interior do Estado, que será investigada”, disse Vasques, sem, contudo, declinar o município.

Já o comandante da PM paranaense, coronel Roberson Bondaruk, minimizou o caso do mesário detido com droga – e que repercutiu em todo o país.

“Sob o argumento de que precisava se ausentar um pouquinho, ele foi flagrado fumando o entorpecente e preso em flagrante. Mas foi um caso excepcional que foge do padrão de problema que temos, que é o de pessoas envolvidas diretamente na campanha”, definiu.

Ao todo, a PM do Paraná contou com um efetivo de 6.800 policiais em todos os municípios. Destes, 937 foram destacados apenas a Curitiba.

UOL Cursos Online

Todos os cursos