Prefeito de Curitiba diz que ascensão de Ratinho Jr. deve preocupar cidade

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

  • heuler Andrey/UOL

    Prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB) vota na região central de Curitiba

    Prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB) vota na região central de Curitiba

A ascensão de Ratinho Jr. "tem que preocupar a cidade como um todo”, disse o prefeito e candidato a reeleição Luciano Ducci (PDB) ao votar neste domingo (7) pela manhã no tradicional Colégio Sion, localizado na mesma quadra do prédio onde ele vive no bairro de classe média alta do Batel, região central de Curitiba.

Ele respondia a pergunta de jornalistas sobre a ameaça que o filho do apresentador do SBT, que é candidato a prefeito pelo PSC e lidera as pesquisas de Datafolha e Ibope, representa à permanência de seu grupo político no poder. Ducci é sucessor de Jaime Lerner, eleito prefeito em 1989.

O prefeito votou por volta das 10h, acompanhado da mulher, Marry, e dos filhos, do principal cabo eleitoral, o governador Beto Richa (PSDB), da mulher dele, Fernanda Richa, secretária estadual licenciada da Família e Desenvolvimento Social, e do candidato a vice-prefeito, o deputado federal Rubens Bueno, ex-líder da bancada do PPS na Câmara Federal.

“Hoje é dia de votar e pensar na cidade do futuro. Curitiba é uma cidade inovadora, de referência no Brasil e no mundo. Nos próximos quatro anos, vamos continuar a fazer essa cidade que orgulha a todos nós”, disse Ducci, antes de ir à urna. “Quem vai decidir isso é a população, vendo quem tem experiência, já fez, e não está só de conversa, sem saber de onde vêm os recursos. Temos um projeto consistente”, argumentou.

Sobre a pesquisa Datafolha que aponta empate técnico entre ele e Gustavo Fruet, foi enfático: “Não tenho nenhuma expectativa de não ir ao segundo turno.”

“Pesquisa não decide eleição”, falou o prefeito. “Nossa expectativa é muito boa. Vencida esta etapa, continuamos a partir de amanhã a mostrar o que foi feito e que cidade tem 1,750 milhão de habitantes, tem grandes números, não é virtual nem de fantasia.”

Antes de votar, Ducci assistiu à missa na Catedral Basílica de Curitiba, na Praça Tiradentes, acompanhado da família e de Bueno. Lá, recebeu uma benção especial do celebrante, o padre Carlino. “Quem vem aqui recebe a benção. Mas, de todos os candidatos, só veio ele [Ducci]”, disse o pároco ao UOL.

Richa: “Ratinho Jr. me surpreendeu”

Aos jornalistas, na porta do Colégio Sion, Beto Richa admitiu que o desempenho de Ratinho Jr. o “surpreendeu” no primeiro turno. “Confesso que sim”. Ainda assim, o governador disse não acreditar que uma eventual derrota de Ducci interfira em seus planos de reeleição. “Uma eleição não tem muita interferência na outra. Participo de corpo e alma [da campanha] por acreditar que Luciano é o candidato mais preparado”, falou o governador.

Ainda assim, ele desconversou quando perguntado sobre uma possível licença do cargo durante o segundo turno. “Uma coisa de cada vez. Estamos aguardando o resultado das urnas. Mas segundo turno é mano a mano, é nova eleição.”

Do Colégio Sion, o grupo dirige-se ao Jardim Social (região leste da cidade), onde votam Richa e a Fernanda. Em seguida, acompanham Bueno à urna – o deputado e candidato a vice vota no Juvevê, bairro próximo à região central da cidade. A assessoria da campanha não informou quais os próximos compromissos de Ducci, nem onde ele irá acompanhar a apuração.

Segundo turno indefinido

UOL PELO BRASIL

  • Arte/UOL

    Confira a série de reportagens produzida por jornalistas do UOL que percorreram 30 municípios de 25 Estados brasileiros em busca de histórias e fatos que refletissem a diversidade cultural, econômica, social e política do Brasil 

Na última semana de campanha, Ducci, que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, segundo o Datafolha, em 29 de agosto, – à época, ele e Ratinho Jr. (PSC) tinham 27% da preferência do eleitorado cada –, viu ameaçada até mesmo sua participação no segundo turno.

Em pesquisa divulgada neste sábado (6), o Datafolha mostra empate técnico entre Ducci e Gustavo Fruet (PDT). O prefeito tem 24% das intenções de voto, mas cai um ponto percentual a cada levantamento desde agosto. Por seu turno, o pedetista, que chegou a contar com a preferência de apenas 16% do eleitorado, mostrou sinais de recuperação, e foi citado por 21% dos entrevistados pelo Datafolha neste sábado.

Assim, a diferença entre ambos caiu pela metade desde o último levantamento do instituto, realizada entre terça e quarta-feira (2 e 3) na cidade. “Por causa disso, o Datafolha diz não ser possível afirmar qual dos dois irá disputar o segundo turno”, registra a “Folha de S. Paulo”.

A pesquisa, registrada no TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-00648/2012, foi encomendada pela “Folha de S. Paulo” e pela “RPC TV” e ouviu 1.650 pessoas entre sexta-feira (5) e sábado (6). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Ratinho Jr. manteve o primeiro lugar, com 34% das intenções de voto. Rafael Greca (PMDB) segue como o quarto mais citado (11%). O Ibope, que também divulgou pesquisa neste sábado, crava a ida de Ducci ao segundo turno. O prefeito tem 26% das intenções de voto, ante 19% de Fruet, num cenário com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.

Ratinho Jr. lidera com 35%. O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre quinta-feira (4) e sábado (6). A pesquisa, também encomendada pela “Folha de S. Paulo” e “RPC TV”, está registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00648/2012.

UOL Cursos Online

Todos os cursos