Marcelo Belinati (PP) e Alexandre Kireeff (PSD) vão disputar o segundo turno em Londrina (PR)

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos Marcelo Belinati (PP) e Alexandre Kireeff (PSD) vão disputar o segundo turno para prefeito da cidade de Londrina.

O segundo turno veio mesmo após Belinati apresentar um crescimento nas pesquisas de mais de 30 pontos, entre os meses de agosto e setembro, e tornar-se o favorito no pleito.

Os escândalos políticos da cidade ajudam a explicar a definição em primeiro turno. O pepista aproveitou os escândalos envolvendo um dos seus adversários, o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), que teve o mandato cassado em agosto depois de ser acusado de pagar dois seguranças com dinheiro da prefeitura para prestar serviços em uma emissora de rádio de sua propriedade.

Barbosa Neto foi sucedido por seu vice, José Joaquim Ribeiro (sem partido), que foi preso no dia 20 de setembro após confessar ter recebido R$ 150 mil de propina de empresários vencedores de uma licitação de material escolar na cidade.

Com isso, quem está atualmente no comando da Prefeitura de Londrina é o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Gerson Araújo (PSDB).

Também participaram da disputa os candidatos Barbosa Neto (PDT), Marcia Lopes (PT) e Cheida (PMDB) e Valmor Venturini (PSOL).

O último debate entre os candidatos, realizado pela TV Tarobá antes do primeiro turno, foi marcado por alfinetadas de Lopes e Cheida, que chegou a falar que a corrupção atrapalhava a atração de investimentos para Londrina. Marcelo Belinati rebateu que, em respeito aos eleitores, não entraria em “baixaria e ataques pessoais”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos