Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB) disputam segundo turno em João Pessoa

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem/Divulgação

    O candidato do PT, Luciano Cartaxo (à esq.), disputa o segundo turno contra o tucano Cícero Lucena

    O candidato do PT, Luciano Cartaxo (à esq.), disputa o segundo turno contra o tucano Cícero Lucena

O deputado estadual Luciano Cartaxo Pires de Sá (PT) vai disputar o segundo turno da eleição para a Prefeitura de João Pessoa contra o senador Cícero de Lucena Filho (PSDB), no dia 28 de outubro.

O petista começou a campanha na terceira posição, mas viu sua candidatura crescer nas pesquisas de intenção de voto, enquanto os antigos líderes José Targino Maranhão (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB) caíram nas pesquisas.

Cartaxo teve o apoio do atual prefeito Luciano Agra (sem partido), que se desfiliou do PSB após o partido negar sua candidatura à reeleição, e lançar Estelizabel Bezerra de Souza (PSB). Agra tem a gestão bem avaliada por 52% dos eleitores de João Pessoa, o que o coloca como o quatro prefeito mais bem avaliado entre as capitais, segundo levantamento do Ibope divulgado em 18 de setembro.

Agra apareceu, inclusive, junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no horário eleitoral de Cartaxo.

Vindo do movimento sindical do Conselho Regional de Farmácia, Cartaxo foi vereador por três mandatos, de 1996 a 2008. No ano seguinte, assumiu como vice-governador do Estado, à época comandado por José Maranhão (PMDB), também candidato à Prefeitura de João Pessoa nessas eleições. Em 2010, Cartaxo foi eleito deputado estadual.

Perfil do candidato

Nome: Luciano Cartaxo
Partido: PT
Nascimento: 7/6/1964
Município de nascimento: Sousa (PB)
Ocupação: Deputado Estadual
Vice: Nonato Bandeira (PPS)
Coligação: Unidos por João Pessoa (PP / PT / PRB / PPS)

O tucano Lucena contou com o apoio de lideranças nacionais de seu partido, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que participaram de um comício em João Pessoa na última semana de campanha, e também apareceram na propaganda eleitoral.

Lucena foi vice-governador do Estado de 1990 a 1994. Em 1996, venceu a eleição para prefeito de João Pessoa e conseguiu a reeleição em 2000. Em 2006, foi eleito senador.

José Maranhão (PMDB) tem longa carreira como deputado estadual e, em 1994, foi eleito vice-governador, na chapa encabeçada por Antônio Mariz. Após a morte de Mariz com apenas 10 meses de mandato, Maranhão assumiu o governo do Estado, cargo para o qual foi reeleito em 1998. Em 2002, conseguiu uma vaga no senado, que ocupou até 2011.

Perfil do candidato

Nome: Cícero Lucena
Partido: PSDB
Nascimento: 5/8/1957
Município de nascimento: São José de Piranhas (PB)
Ocupação: Senador
Vice: Italo Kumamoto (PSC)
Coligação: Por Amor a João Pessoa Sempre (PSL / PSC / PSDC / PRTB / PHS / PSDB / PT do B)

Na campanha, Maranhão reforçou o discurso ético, e chegou a organizar uma “Marcha das Mãos Limpas contra a Corrupção”. Em debates e comícios, Maranhão repete o mote de que “em meu governo, será proibido roubar”.

O peemedebista citou no horário eleitoral o julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), como forma de atacar o rival petista, e o caso da filha do secretário municipal da Transparência, Alexandre Urquiza, acusada de ser beneficiária do programa federal do Bolsa Família. Urquiza nega o fato, mas terminou por pedir exoneração do cargo.

Também concorreram  Renan Palmeira Costa (PSOL), Antônio Ferreira Lima Neto (PSTU) e Maria de Lourdes Sarmento (PCO).

UOL Cursos Online

Todos os cursos