Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB) disputam o segundo turno em Porto Velho

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Principal aposta do PV nas capitais, Lindomar Garçon (à esq.) enfrentará o deputado Mauro Nazif (PSB)

    Principal aposta do PV nas capitais, Lindomar Garçon (à esq.) enfrentará o deputado Mauro Nazif (PSB)

O candidato do PV, Lindomar Garçon, vai disputar o segundo turno contra o deputado federal Mauro Nazif (PSB) na eleição pela Prefeitura de Porto Velho. Lindomar Garçon ficou com 24,76% dos votos - o que corresponde a 57.698 - enquanto Mauro Nazif obteve 18,99% - 44. 259 votos. 

Ex-prefeito de Candeias do Jamari (a 25 km da capital) por duas vezes e ex-deputado federal, Garçon, 43, liderou as pesquisas de intenção de voto durante a campanha e é o candidato do PV com maiores chances de se tornar prefeito nas capitais do país.

Ao contrário de alguns de seus adversários, ele conta apenas com partidos nanicos em sua coligação (PSL-PHS-PTC-PV-PRP), o que lhe rendeu menos de dois minutos no horário eleitoral na TV. “Nem havia tempo direito para dizer meu nome é Enéas”, brincou em entrevista.

Ex-vereador, e deputado estadual por três mandatos, Nazif  cresceu nas pesquisas e conseguiu passar para o segundo turno, numa disputada acirrada pela segunda colocação: na reta final, as pesquisas apontavam outros três candidatos em empate técnico.

Outros três candidatos se mostraram competitivos, e deixaram em aberto a definição do segundo turno para a reta final da disputa.

Perfil do candidato

Nome: Lindomar Barbosa Alves
Partido: PV
Nascimento: 17/10/1969
Município de nascimento: Rondonópolis (MT)
Ocupação: Ocupante de cargo em comissão
Vice: Reinaldo Rosa (PHS)
Coligação: Por Amor a Porto Velho (PSL / PHS / PTC / PV / PRP)

Vereadora de oposição ao atual prefeito, Mariana Carvalho (PSDB) teve o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que gravou um depoimento pedindo votos à sua candidatura. O vídeo foi exibido na propaganda da candidata no horário eleitoral.

A candidata do PT, a ex-senadora Fátima Cleide, contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também gravou depoimentos para seu programa no horário eleitoral.

Mário Português (PPS), que nasceu em Portugal, foi apoiado pelo senador Ivo Cassol (PP-RO) e pelo ex-governador José Bianco (DEM).

Perfil do candidato

Nome: Mauro Nazif Rasul
Partido: PSB
Nascimento: 30/01/1959
Município de nascimento: Barra do Piraí (RJ)
Ocupação: servidor estadual
Vice: Dalton di Franco (PDT)
Coligação: Porto Velho, a Hora é Agora (PDT / PSB)

Também concorreram Dr. José Augusto (PMDB), Aluizio Vidal (PSOL), Mario Sérgio (PMN) e Waltério Rocha (PSTU).

Dados da cidade

A capital de Rondônia é a terceira economia da Região Norte e, de acordo com o dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a cidade que mais cresceu economicamente no país. Em 2009, Porto Velho registrou um crescimento de 30,2% no Produto Interno Bruto (PIB), atingindo R$ 6,6 bilhões.

Na região, a cidade só perde, em termos de PIB, para Manaus e Belém. A maior parte da riqueza gerada vem da atividade comercial e de serviços (83,8%). Já o setor industrial contribui com aproximadamente 10% do PIB e a agropecuária, com 5,3%. A cidade ocupa uma área de 34 mil quilômetros quadrados situada na margem direita do Rio Madeira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos