Fortunati (PDT) bate Manuela e é reeleito em Porto Alegre

Do UOL, em São Paulo

  • Jefferson Bernardes/Divulgação

    José Fortunati (PDT) (de verde) é reeleito prefeito, mas primeira vez por voto direto

    José Fortunati (PDT) (de verde) é reeleito prefeito, mas primeira vez por voto direto

Antes mesmo da confirmação oficial da Justiça Eleitoral, a candidata do PC do B,  Manuela D`Avila, parabenizou o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), pela reeleição no primeiro turno. "Mais do que parabéns, desejo quatro anos de muito êxito", disse a comunista.

Na cidade onde a presidente Dilma Rousseff vota, o petista Adão Villaverde, o Villa, ficou em terceiro. Ela, porém, preferiu não se envolver no pleito, onde os dois primeiros colocados são de partidos que fazem parte da base de seu governo.

A derrota petista foi mais uma na tentativa de voltar a comandar a cidade --o partido governou Porto Alegre por 16 anos a partir de 1989 até a eleição de José Fogaça (então no PPS) em 2004.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não se envolveu intensamente na disputa, ele apareceu no programa de TV de Villa, mas não chegou a participar de eventos de rua.

Participaram também da disputa os candidatos Roberto Robaina (PSOL), Jocelin Azambuja (PSL), Wambert di Lorenzo (PSDB) e  Érico Corrêa (PSTU).

Manuela perdeu fôlego

Ao longo da campanha, Fortunati liderou a maioria das pesquisas de intenção de voto. Entre o final de agosto e começo de setembro, Manuela D’Avilla chegou a encostar e ficar numericamente à frente, mas o prefeito voltou a subir.

Segundo o cientista político e coordenador do Inpro (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais) Benedito Tadeu Cesar, o flerte com o PP (Partido Progressista) e sua baixa idade da comunista (31 anos), fizeram com a campanha de Manuela minguasse.

"Se ela agregou algo de bom com a aproximação com o PP, ela perdeu de outro lado. Os mais conservadores do PP não vieram com ela. Já a esquerda, que poderia ser simpática a ela, ficou em dúvida", avalia.

Acusações

No último debate entre os candidatos, Villa e Manuela citaram uma investigação aberta pelo Ministério Público sobre o suposto uso da máquina da prefeitura em um bairro para favorecer um candidato a vereador do PTB e o prefeito.

Fortunati respondeu que não aceitava "inverdades" e que um juiz eleitoral considerou uma peça de "injúria e difamação" um panfleto do PT sobre o assunto.

Perfil do eleito

Nome: José Fortunati
Partido: PDT
Nascimento: 24/10/1955
Município de nascimento: Flores da Cunha (RS)
Ocupação: Prefeito
Vice: Sebastião Melo (PMDB)
Coligação: Por Amor a Porto Alegre (PRB / PP / PDT / PTB / PMDB / PTN / PPS / DEM / PMN)

Dias antes, Villa também acusou a campanha de Fortunati de ter interrompido de forma intencional um comício realizado pelo petista em uma praça. Durante o evento, os chafarizes recém-inaugurados, colocados no meio do largo, foram acionados. A prefeitura negou as acusações.

Quem é Fortunati

Eleito deputado estadual constituinte em 1987, Fortunati venceu outras duas disputas para ser deputado federal. Em 1996, foi eleito vice-prefeito de em Porto Alegre na chapa de Raul Pont (PT). Na eleição seguinte, se elegeu vereador.
Em 2008, Fortunati foi eleito vice-prefeito, desta vez na coligação de José Fogaça (PMDB). Ele alçou a cadeira de prefeito em 2010, quando o peemedebista se licenciou para concorrer ao governo do Estado. Fogaça perdeu para o petista Tarso Genro.

Mais informações sobre as Eleições em Porto Alegre

UOL Cursos Online

Todos os cursos