Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e João Castelo (PSDB) disputam o segundo turno em São Luís

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem/Divulgação

    O prefeito João Castelo (PSDB) tentará no 2º turno a reeleição contra Edivaldo Holanda Júnior PTC) (à dir.)

    O prefeito João Castelo (PSDB) tentará no 2º turno a reeleição contra Edivaldo Holanda Júnior PTC) (à dir.)

O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) vai enfrentar no segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Luís o atual prefeito e candidato à reeleição, João Castelo (PSDB) .

Castelo largou na frente nas pesquisas, mas o último mês de campanha mostrou um crescimento da candidatura de Holanda Júnior.

Ficou de fora o candidato do PT, o vice-governador Washington Luiz, apoiado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) e pela governadora Roseana Sarney (PMDB), e que contou com uma coligação de 14 partidos – o que lhe deu o triplo de tempo de TV de Holanda e Castelo – entre eles o DEM e o PMDB.

Apresentando-se como candidato de oposição à gestão Castelo, Holanda teve também o apoio do presidente da Embratur e presidente estadual do PC do B, Flávio Dino, que gravou para sua propaganda política, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que foi a comício em São Luís no dia 20 de setembro.

Perfil do candidato

Nome: Edivaldo de Holanda Braga Júnior
Partido: PTC
Nascimento: 01/07/1978
Município de nascimento: São Luís (MA)

O PSB de Campos ocupa a vice na chapa de Holanda, o que colocou o partido em oposição ao PT em mais uma capital nordestina, além de Fortaleza e Recife. O PDT também faz parte da coligação.

O tucano João Castelo centrou sua campanha no discurso da continuidade  das obras de sua gestão, e também se apresentou como oposição ao governo do Estado. Além do PSDB, foram sua chapa PMN e PRP.

Perfil do candidato

Nome: João Castelo
Partido: PSDB
Nascimento: 10/10/1937
Município de nascimento: Caxias (MA)

Castelo foi governador do Maranhão em 1979, senador pelo Estado em 1983, e deputado federal por dois mandatos, a partir de 1999. Em entrevistas, o tucano tem ressaltado sua experiência e trajetória política.

Já Edivaldo foi vereador por dois mandatos, é deputado federal e líder do PTC no Congresso.

Também concorreram Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS), Haroldo Sabóia (PSOL), Ednaldo Neves (PRTB) e Marcos Silva (PSTU).

UOL Cursos Online

Todos os cursos