João Alves Filho (DEM) é eleito no primeiro turno em Aracaju

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/DEM

    João Alves Filho (DEM) carrega uma criança durante caminhada de campanha em Aracaju

    João Alves Filho (DEM) carrega uma criança durante caminhada de campanha em Aracaju

João Alves Filho (DEM) ganhou no primeiro turno a disputa pela Prefeitura de Aracaju, após uma campanha polarizada entre o democrata e o deputado federal Valadares Filho (PSB).

Candidatura de oposição às atuais gestões municipal , do PC do B, e estadual, do PT, João Alves Filho teve a seu favor o extenso currículo na política sergipana.

Foi prefeito pela primeira vez em 1975, e governou o Estado por três vezes (1983-1987, 1991-1994 e 2003-2006), além de ter sido ministro do Interior do ex-presidente José Sarney.

Valadares Filho contou com o apoio do governador Marcelo Déda (PT) e do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B).

Eleito deputado federal pela primeira vez em 2006, e reeleito em 2010, o candidato do PSB é filho do senador e ex-governador de Sergipe Antônio Carlos Valadares.

Com uma coalizão entre 13 partidos, em sua maioria oposicionistas no plano federal, João Alves Filho largou na frente nas pesquisas.

Valadares Filho conseguiu unir em torno de sua candidatura os principais partidos da base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

No entanto, os quatro minutos a mais na propaganda eleitoral –-garantidos pela coalizão de dez partidos-– não foram bastantes para levar o candidato ao segundo turno.

Concorreram também ao pleito outros três candidatos, de partidos que não fizeram coligações:  Vera Lúcia (PSTU), Almeida Lima (PPS) e Reynaldo Nunes (PV).

Aracaju tem população de 571 mil habitantes e 371 mil eleitores. Em 2009, o PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma dos bens e serviços produzidos pelo município, chegou a R$ 7 bilhões. Comércio e serviços, principalmente os relacionados ao setor de turismo, são o forte da economia local.

Na educação, o futuro prefeito terá de administrar 47 pré-escolas municipais e 44 de ensino fundamental.

Perfil do eleito

Nome: João Alves Filho
Partido: DEM
Nascimento: 3/7/1941
Município de nascimento: Aracaju (SE)
Ocupação: engenheiro
Vice: José Carlos Machado (PSDB)
Coligação: Aracaju Não Pode Esperar (PP / PTB / PSL / PTN / PSC / PR / DEM / PRTB / PMN / PTC / PRP / PSDB / PPL)

Ao todo, cerca de 25 mil crianças estão matriculadas nas escolas públicas municipais, que atendem da fase pré-escolar até o 9º ano do ensino fundamental. Não há escolas municipais de ensino médio –nessa fase, os estudantes são atendidos por instituições estaduais ou federais.

Na capital sergipana, existem 54 estabelecimentos públicos municipais de saúde, com 60 leitos para internação.

Na área de saúde, o futuro prefeito deverá ter atenção especial com o cuidado no tratamento das doenças do aparelho circulatório, que foram as principais causadoras de mortes no município em 2009 e 2010, segundo dados do IBGE.

Em 2009, das 2.239 mortes por doenças, 534 foram causadas por doenças circulatórias. Em 2010, em um total de 2.785 mortes, houve 639 provocadas por problemas desse tipo.

Mais informações sobre as eleições no país

UOL Cursos Online

Todos os cursos