Jairo Jorge (PT) é reeleito prefeito de Canoas (RS)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Com coligação formada por 17 partidos, Jairo Jorge (PT) (à esq.) se reelege prefeito de Canoas

    Com coligação formada por 17 partidos, Jairo Jorge (PT) (à esq.) se reelege prefeito de Canoas

O petista Jairo Jorge (PT) venceu as eleições municipais e se reelegeu prefeito de Canoas no primeiro turno.

Perfil do eleito

Nome: Jairo Jorge
Partido: PT
Nascimento: 09/05/1963
Município de nascimento: Canoas (RS)
Ocupação: Prefeito
Vice: Beth Colombo (PP)
Coligação: Bloco do Orgulho Municipal (PRB / PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PSL / PR / PPS / PRTB / PTC / PSB / PV / PRP / PPL / PSD / PC do B)

O atual prefeito contou com 17 partidos em sua coalizão - PRB, PP, PDT, PTB, PMDB, PSL, PR, PPS, PRTB, PTC, PSB, PV, PRP, PPL, PSD, PC do B, além do próprio PT - para ganhar mais apoios políticos e ainda mais visibilidade.

As alianças de Jairo Jorge foram alvo de duras críticas do ex-deputado estadual Coffy Rodrigues, candidato do PSDB na disputa, que chegou a comparar as campanhas com a "luta de David contra Golias". Segundo Rodrigues, Jairo fez alianças com partidos cujos integrantes estão envolvidos em escândalos de corrupção.

Jairo, por sua vez, usou o exemplo das alianças - a união da esquerda com a direita - como um feito realizado no Rio Grande do Sul e criticou a aliança do tucano com o ex-prefeito de Canoas Marcos Ronchetti (PSDB), condenado por irregularidades durante sua gestão.

A reeleição de Jorge traz novidades ao município. Nas últimas sete eleições, seis partidos diferentes ganharam a disputa. Com a vitória, Jorge é o primeiro candidato do PT a vencer duas vezes a disputa pela Prefeitura de Canoas.

Formado em jornalismo, Jorge exerceu a profissão em redes de televisão e também exerceu funções executivas, como chefe de gabinete do ministro da Educação, secretário-adjunto e ministro interino, quando representou o governo brasileiro em missões oficiais na Espanha, Costa Rica, Portugal, França e Argélia. Antes de ser eleito prefeito, já havia concorrido à Prefeitura de Canoas em 1985. Foi vereador entre 1988 a 1992.

Outros candidatos que disputaram a eleição em Canoas foram Gisele Uequed (PTN), Paulo Sérgio (PSOL), João Ilha (PHS) e Varner da Rosa Ripoll (PSTU).

O município localizado na região metropolitana de Porto Alegre tem 323,8 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de eleitores é de 228,8 mil.

UOL Cursos Online

Todos os cursos