Geraldo Julio (PSB) vence no 1º turno e põe fim a 12 anos de hegemonia petista no Recife

Do UOL, em São Paulo

  • Andréa Rêgo Barros/PSB

    O socialista Geraldo Julio, vencedor pela coligação Frente Popular do Recife, que reúne 14 partidos

    O socialista Geraldo Julio, vencedor pela coligação Frente Popular do Recife, que reúne 14 partidos

O socialista Geraldo Julio (PSB) foi eleito prefeito no primeiro turno das eleições municipais no Recife. Ex-secretário estadual de Planejamento e Gestão, Geraldo Julio consolida com a vitória a hegemonia do governador Eduardo Campos (cotado para se candidatar à Presidência da República em 2014) no poder em Pernambuco. A vitória do peessebista põe fim a 12 anos de administrações do PT na cidade.

Geraldo Julio era praticamente desconhecido da maior parte do eleitorado no início da campanha. Em junho, Eduardo Campos, que é presidente do PSB, rompeu com o PT e decidiu lançar candidatura própria para a prefeitura da capital pernambucana. Em julho passado, por exemplo, ele figurava apenas em quarto lugar na pesquisa de intenção de votos do Datafolha, com 7%. Impulsionado pelo apoio do governador, no mês seguinte já estava tecnicamente empatado com o petista Humberto Costa, e disparou na liderança nas pesquisas seguintes.

O PT, partido do atual prefeito João da Costa, rachou nas prévias para a escolha do candidato à sucessão, fator que contribuiu para a decisão de candidatura própria do PSB. Analistas também associam a esta decisão à avaliação de João da Costa. Numa escala de 0 a 10, eleitores deram nota 5 ao prefeito petista em pesquisa Datafolha divulgada em julho passado.

Durante a campanha, Campos atribuiu a Julio o gerenciamento de grandes empreendimentos e ações sociais no Estado. A campanha foi embalada pelo slogan "foi Geraldo que fez". Em vários momentos da campanha, o governador fez caminhadas ao lado dele.

Numa coligação que reuniu 14 partidos (PRB / PDT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PTC / PSB / PV / PRP / PSD / PC do B), ele teve tempo de 12 minutos na propaganda eleitoral na TV e mais dinheiro em caixa que a soma das receitas de seus adversários. O PSB enviou aos eleitores milhares de cartas de apresentação do candidato. 

Justiça Eleitoral

No final de agosto, o PT, do candidato Humberto Costa, acusou na Justiça Eleitoral o PSB de fazer "propaganda casada" na campanha de Julio com a publicidade oficial do Estado e pediu a impugnação do candidato. Na semana final da campanha do primeiro turno, o PT entrou com outra ação pedindo o impedimento do juiz que analisa o caso, João Maurício Guedes Alcoforado, por ele ser cunhado do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ainda não julgou o caso.

O governador Eduardo Campos, Geraldo Julio e o vice na sua chapa, Luciano Siqueira (PCdoB) , protocolaram suas defesas no meio da semana passada. O governo do Estado alegou que a proibição de publicidade institucional durante as eleições não se aplica a agentes estaduais e argumentou que na capital se concentra a maior parte da população atingida pelos programas estaduais para sustentar que "é natural que a cidade do Recife seja referida nas propagandas".

Perfil do candidato

Nome: Geraldo Julio de Mello Filho
Partido: PSB
Nascimento: 17/03/1971
Município de nascimento: Recife (PE)
Ocupação: servidor público estadual
Vice: Luciano Roberto Rosas de Siqueira (PC do B)
Coligação: Frente Popular do Recife (PRB / PDT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PTC / PSB / PV / PRP / PSD / PC do B)

PSDB e PT ficaram para trás

Julio deixou para trás na disputa o tucano Daniel Coelho, que vinha em segundo lugar nas pesquisas na reta final da campanha, e o petista Humberto Costa, que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto até meados de julho.

Humberto tinha o apoio da presidente Dilma Rousseff, mas não contou em sua campanha com a presença do maior nome nacional do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (em cujo governo Costa foi ministro da Saúde), que não visitou Recife durante a campanha, embora tenha participado da propaganda eleitoral de Humberto Costa na TV.

O PT entrou na corrida eleitoral dividido: durante as prévias realizadas no dia 20 de maio, o atual prefeito João da Costa venceu Maurício Rands. A Executiva Nacional do PT, no entanto, não reconheceu a lista dos filiados aptos a votar, e anulou o resultado das prévias.

Um novo pleito foi marcado para o dia 3 de junho, mas Rands anunciou a desistência da sua candidatura, abrindo espaço para a candidatura do senador Humberto Costa. Em meio à confusão, o PSB, aliado histórico do PT no Estado, decidiu lançar candidatura própria. Maurício Rands acusou o PT de autoritarismo, deixou a legenda e anunciou a saída da vida pública. Lula manifestou preocupação com o racha do partido.

Indicadores sociais

Geraldo Julio vai governar uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. A capital pernambucana tem índice de mortalidade infantil de 13  por mil nascidos vivos (a média do Brasil é de 16 por mil), taxa de analfabetismo de 7,13% (22º lugar entre as capitais brasileiras), 42,7 homicídios por cem mil (17º pior índice entre as capitais brasileiras)  e 13,03% de domicílios com renda per capita mensal até 1/4 do salário mínimo (índice em que Recife só é melhor que outras duas capitais: Maceió e Macapá).

Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL Eleições, mais de 17% dos internautas do Recife apontaram o trânsito como o maior problema da cidade. No programa de governo que a candidatura de Geraldo Julio registrou na Justiça Eleitoral, não há detalhes sobre o que será feito para melhorar o trânsito da cidade. O texto da proposta, no item "mobilidade urbana", diz apenas que "as intervenções precisam estar orientadas por um planejamento que contempla a estruturação e qualificação da malha viária, o transporte coletivo de passageiros, transporte individual e acesso do cidadão aos espaços públicos, para deslocamente e lazer".

UOL Cursos Online

Todos os cursos