Fernando Haddad vota em São Paulo, é aplaudido e descarta influência do mensalão

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, votou acompanhado da mulher, Ana Estela, e dos filhos, Ana Carolina, 12, e Frederico, 20, na zona sul da capital. Acompanhado pela filha, o candidato deixou que a menina apertasse os botões da urna.

Ao deixar a seção eleitoral, o petista foi aplaudido e voltou a descartar uma possível influência negativa do julgamento do mensalão em sua votação, dizendo que "o eleitor teve discernimento". Confiante, Haddad disse acreditar que "a cidade de São Paulo está preparada para uma mudança".

Após votar, o petista seguiria com a família para o colégio Dante Alighieri, nos Jardins, centro da cidade, onde sua mulher vota, mas desistiu de acompanhá-la para evitar tumulto e foi direto para sua casa, no Paraíso. O filho do casal, Frederico, 20, acompanhou a mãe, que votou por volta de meio-dia, e depois foi para uma escola no centro, onde iria votar. Ana Estela votou no mesmo local onde o prefeito Gilberto kassab (PSD) havia votado pela manhã.

Mais cedo, em café da manhã com candidato e lideranças do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também minimizou a influência do julgamento do mensalão na votação. "O povo não está preocupado com isso agora. Estamos preocupados se o Palmeiras vai cair [para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro] e se o Haddad vai ganhar", disse.

Haddad vota com a filha em São Paulo

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (6) mostram a corrida eleitoral à Prefeitura de São Paulo embolada.

Pelo Datafolha, há empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), que tem 28%, Celso Russomanno (PRB), com 27%, e  Fernando Haddad, 24%, dos votos válidos --quando são excluídos brancos, nulos e, no caso da pesquisa, também eleitores indecisos. É como a Justiça Eleitoral divulga o resultado. O Ibope mostrou um cenário ainda mais disputado. Serra, Russomanno e Haddad tem 26% cada um dos votos válidos.

Serra e Haddad subestimaram Russomano, diz Josias de Souza

UOL Cursos Online

Todos os cursos