Em Teresina, Firmino Filho (PSDB) vai para o segundo turno contra o atual prefeito Elmano Férrer (PTB)

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem/Divulgação

    Firmino Filho (PSDB) e Férrer (PTB) tiveram disputa acirrada; Férrer apelou para o humor em propaganda

    Firmino Filho (PSDB) e Férrer (PTB) tiveram disputa acirrada; Férrer apelou para o humor em propaganda

Elmano Férrer (PTB), que concorre à reeleição, e Firmino Filho (PSDB) vão disputar o segundo turno pela Prefeitura de Teresina.

A campanha do tucano teve o apoio de lideranças nacionais do seu partido, como os senadores Álvaro Dias (PR) e Aécio Neves (MG), que participaram de comícios na cidade.

Firmino Filho é deputado estadual, e foi prefeito da capital piauiense por duas vezes: eleito em 1996 e reeleito em 2000.

Prefeito bem avaliado por 47% dos eleitores da capital piauiense, segundo pesquisa Ibope de 24 de setembro, Férrer conta com o apoio de 13 partidos em sua coligação, e teve a participação de dois senadores do Estado na campanha: João Vicente Claudino (PTB) e Ciro Nogueira (PP).

Férrer, que registrou em cartório sua promessa de permanecer no cargo até 2016 --ele é cotado para ser candidato ao governo do Estado em 2014--, tem afirmado em entrevistas que buscará o apoio do PT e o PSB para o segundo turno contra o candidato tucano.

Até dois anos, Firmino Filho e Elmano Férrer eram aliados. O petebista era vice do então prefeito Sílvio Mendes (PSDB), que renunciou no meio do segundo mandato para disputar o governo do Piauí, em 2010, quando foi derrotado e não teve apoio de Elmano Férrer.

Perfil do candidato

Nome: Firmino da Silveira Soares Filho
Partido: PSDB
Nascimento: 16/12/1963
Município de nascimento: Teresina (PI)
Ocupação: deputado estadual
Vice: Ronney Lustosa (PSD)
Coligação: Construindo Novos Caminhos (PSC / PPS / DEM / PSDC / PSDB / PSD / PT do B)

Férrer passou a ter um melhor desempenho nas pesquisas em setembro --amparado em uma propaganda em rádio e TV feita por comediantes. Nelas eles pediam a eleitores que "deixem o bigode" --em referência ao prefeito. Ele, que tem 70 anos, também era chamado de "velhinho".

Wellington Dias (PT), também senador pelo Piauí, disputou a prefeitura numa chapa sem partidos coligados, e terminou fora do segundo turno, depois de o PT decidir negar apoio à reeleição de Férrer e lançar candidatura própria.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a aparecer no horário eleitoral entrevistando Dias, mas, na reta final da campanha, cancelou sua ida para a cidade por problemas na garganta, ainda em recuperação de um câncer.

Perfil do candidato

Nome: Elmano Férrer
Partido: PTB
Nascimento: 01/08/1942
Município de nascimento: Lavras da Mangabeira (CE)
Ocupação: prefeito
Vice: Marllos Sampaio (PMDB)
Coligação: A Força do Trabalho (PP / PDT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PR / PRTB / PHS / PTC / PV / PRP / PPL)

O PSB também lançou candidatura própria à Prefeitura de Teresina, com o apresentador de TV Beto Rêgo.

Concorreram também Maklandel Aquino Matos (PSOL), Daniel Sólon (PSTU) e Vasconcelo Pinheiro (PCB).

Em todo o Estado do Piauí, votaram 2.365.074 eleitores em 204 municípios.

Para evitar a compra de votos e violência nas eleições, a Polícia Militar mobilizou todo o seu efetivo, de 6 mil homens, e as Forças Armadas enviaram homens do Exército para 82 cidades do interior.

Mais informações sobre as eleições pelo país

UOL Cursos Online

Todos os cursos