ACM Neto diz que vai buscar apoio do PMDB no 2º turno; Pelegrino quer Dilma na campanha em Salvador

Felipe Amorim

Do UOL, em Salvador

  • João Alvarez/UOL

    ACM Neto votou acompanhado pelas filhas em Salvador

    ACM Neto votou acompanhado pelas filhas em Salvador

O candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto, afirmou na manhã deste domingo (7) que pretende buscar o apoio do PMDB para um eventual segundo turno da disputa. Partido da base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o PMDB na Bahia faz oposição ao governador Jaques Wagner (PT).

"Ainda não conversei com ninguém, mas vou procurar, sim, conversar com Geddel [Vieira Lima] e Lúcio [Vieira Lima, presidente do PMDB baiano]", afirmou Neto, ao chegar para votar numa faculdade no bairro do Canela.

O presidente do DEM na Bahia e vice-presidente nacional da legenda, José Carlos Aleluia, afirmou que tem conversado com o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) sobre o assunto, e disse acreditar no apoio do PMDB baiano. "Acho que Geddel deve vir naturalmente para a gente, não tem lugar pra ele ficar lá [em apoio ao PT]", afirmou Aleluia, que acompanhou o voto de ACM Neto neste domingo.

O UOL conversou por telefone com Geddel nesta sexta-feira (5). O ex-ministro afirmou que só comentaria possíveis alianças após o resultado da eleição e lembrou que o PMDB tem candidato próprio para a Prefeitura de Salvador. Mário Kertész (PMDB) aparece em terceiro na pesquisa Ibope deste sábado (6), mas longe da liderança, com 7%.

ACM Neto e Nelson Pelegrino (PT) aparecem na frente na pesquisa, com 34% das intenções de voto para o petista e 29%, para o candidato do DEM.

Neto, que teve cerca de cinco minutos na propaganda eleitoral no primeiro turno, contra 15 minutos de Pelegrino, disse acreditar que os tempos iguais de TV no segundo turno vão equilibrar a disputa. "Isso muda muito o contexto. O candidato do PT pôde usar seu tempo para me atacar. [No 2º turno] a disputa vai ser de iguais", disse o candidato do DEM.

Tanto Neto quanto Pelegrino, que também votou pela manhã, evitaram comentar a possibilidade de a eleição ser encerrada no primeiro turno em Salvador.

O candidato do PT largou atrás nas pesquisas, cresceu no último mês de campanha e ultrapassou numericamente ACM Neto, mas se mantendo em empate técnico, no limite da margem de erro.

Nelson Pelegrino afirmou, ao chegar para votar, também numa faculdade no Canela, que espera contar com a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) a Salvador no segundo turno. "Acho que há uma probabilidade grande [da vinda de Dilma]. A presidente Dilma esteve em nossa campanha no primeiro turno e acho que ela e o ex-presidente Lula estarão na nossa campanha no segundo turno também", afirmou o petista.

Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) gravaram depoimentos para a propaganda de Pelegrino na TV, mas apenas Lula participou de um comício em Salvador.

Mais informações sobre as eleições em Salvador.

UOL Cursos Online

Todos os cursos