Em Campo Grande (MS), candidatos votam de olho em coligações para o 2º turno

Celso Bejarano

Do UOL, em Campo Grande

  • Montagem/Divulgação

    Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP) devem ir para o 2º turno em Campo Grande (MS)

    Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP) devem ir para o 2º turno em Campo Grande (MS)

Os candidatos à Prefeitura de Campo Grande (MS) mais bem cotados na pesquisa do Ibope votaram pela manhã deste domingo (7) já de olho nas eventuais parcerias para o segundo turno. Desde 2006, os eleitores da cidade não levam o pleito para o segundo turno.

No levantamento, divulgado pela TV Morena (afiliada da Rede Globo), Alcides Bernal (PP), que concorre em chapa única, apareceu em primeiro, com 44% dos votos válidos. Edson Giroto (PMDB), que está coligado a 15 partidos, ficou com 31%.

Ao sair da urna de votação, o prefeito da cidade, Nelson Trad, Filho (PMDB), um dos articuladores de campanha de Giroto, disse que vai trocar de marqueteiro.

Já o governador André Puccinelli, também do PMDB, afirmou que diálogos para fortalecer a candidatura do partido já começaram. Ele quer atrair o apoio do candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, terceiro na disputa, segundo o Ibope, com 16% dos votos válidos.

Puccinelli disse que concorda também com o apoio do PT, cujo o candidato Vander Loubet, aparece em quarto, com 6%, nas pesquisas do Ibope.

Azambuja negou qualquer combinação política com o governador, e acha que é ele é quem vai disputar o segundo turno.

Alcides Bernal, que vota à tarde, ainda não se pronunciou sobre as intenções do PMDB em juntar-se ao PSDB e ao PT para enfrentá-lo.

Até por volta das 12h (horário de Brasília), duas pessoas, mãe e filho, haviam sido detidos por suposta compra de votos. Os dois carregavam caramelos embrulhados em santinhos de uma candidata a vereadora.

UOL Cursos Online

Todos os cursos