Edgar Bueno (PDT) vai disputar segundo turno com Professor Lemos (PT) em Cascavel (PR)

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Edgar Bueno (à esq.) concorre à reeleição com o petista Professor Lemos

    Edgar Bueno (à esq.) concorre à reeleição com o petista Professor Lemos

O atual prefeito de Cascavel (PR) e candidato à reeleição pelo PDT, Edgar Bueno, vai disputar o segundo turno das eleições municipais com o candidato do PT, Professor Lemos. A decisão acontece em 28 de outubro.

Se vencer, Bueno será prefeito de Cascavel (a 496 km de Curitiba), pela terceira vez. Seu primeiro mandato foi de 2000 a 2004 e o segundo, de 2008 a 2011. Ele também foi por três vezes deputado estadual pelo município.

José Rodrigues Lemos, conhecido como Professor Lemos, fez carreira sindical até ingressar na política quando foi eleito deputado estadual em 2010 pelo PT.

Os candidatos Jorge Lange (PSD), Idalina Barreiros (PP), Chico Menin (PPS), Dr. Lísias de Araújo Tomé (PSDC) e Rosana Nazzari (PCB) também participaram da disputa.

Durante a corrida eleitoral, o segundo lugar foi disputado voto a voto, tendo Barreiros e Menin empatados tecnicamente nas pesquisas de intenção de voto. Lemos alçou a segunda colocação a poucos dias do pleito.

Perfil do candidato

Nome: Edgar Bueno
Partido: PDT
Nascimento: 12/10/1948
Município de nascimento: Marcelino Ramos (RS)
Ocupação: Prefeito
Vice: Mauricio Querino Theodoro (PSDB)
Coligação: Minha Vida é Cascavel (PDT / PSDB / PTB / PSL / PTN / PHS / PMN / PT do B / PRP / PRTB / PR)

Segundo turno pela primeira vez

A cidade do oeste paranaense, polo agroindustrial e universitário, não contava com segundo turno, porque faltavam cerca de 8.000 títulos para cumprir a exigência mínima do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de 200 mil votantes.

A marca foi superada a partir de uma campanha para que adolescentes de 16 e 17 anos tirassem o título de eleitor. Com ônibus fretados, jovens se deslocaram para o fórum e enfrentaram burocracia.

Disputas judiciais

A primeira etapa da eleição em Cascavel também foi marcada por disputas judiciais.  A Justiça Eleitoral aplicou multa milionária ao Google por desobedecer a ordem judicial que determinava a retirada de um vídeo do YouTube considerado ofensivo ao prefeito Edgar Bueno.

Perfil do candidato

Nome: José Rodrigues Lemos
Partido: PT
Nascimento: 14/10/1963
Município de nascimento: Barra do São Francisco (ES)
Ocupação: Professor de Ensino Médio
Vice: Walter Parcianello (PMDB)
Coligação: A Cascavel que queremos inclui você (PRB / PT / PMDB / PPL / PC do B)

Em outro caso, a coligação do candidato Jorge Lange conseguiu por meio de liminar na Justiça que a pesquisa Ibope divulgada em 30 de agosto fosse impugnada. A pesquisa apontava liderança de Edgar Bueno (43%), seguido de Idalina Barreiros do PP (10%).

O município de Cascavel, localizado na região Oeste do Paraná, tem 286.172 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos