Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PC do B) disputarão o segundo turno em Manaus

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Disputa entre Arhur Virgílio (PSDB) (à esq.) e Vanessa Grazziotin (PC do B) (à dir.) foi marcada por ataques

    Disputa entre Arhur Virgílio (PSDB) (à esq.) e Vanessa Grazziotin (PC do B) (à dir.) foi marcada por ataques

O candidato do PSDB à Prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), vai disputar o segundo turno das eleições municipais com a candidata do PC do B, Vanessa Grazziotin (PC do B).  O segundo turno será realizado no dia 28 de outubro.

Segundo as pesquisas de intenção de voto divulgadas nos primeiro meses de campanha, o tucano liderava com folga. Na reta final, entretanto, a senadora cresceu até chegar a empatar tecnicamente com ele.

Também disputaram o pleito os candidatos Henrique Oliveira (PR), Sabino Castelo Branco (PTB), Serafim Corrêa (PSB), Pauderney Avelino (DEM), Herbert Amazonas (PSTU), Jerônimo Maranhão (PMN) e Luiz Navarro (PCB).

Arthur Virgílio foi prefeito de Manaus de 1989 a 1992, teve quatro mandatos como deputado federal e foi senador de 2003 a 2011, cargo do qual se licenciou para se dedicar à corrida eleitoral. Em Brasília, Virgílio se destacou pela forte oposição aos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT.

Perfil do candidato

Nome: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Partido: PSDB
Nascimento: 15/11/1945
Município de nascimento: Manaus (AM)
Ocupação: Diplomata
Vice: Hissa Abrahao (PPS)
Coligação: O Futuro É Agora (PPS / PSDB)

"Ovogate"

Já a senadora Vanessa Grazziotin recebeu apoio de Lula durante sua campanha. Em 19 de setembro, o ex-presidente participou de comício em apoio a candidata. No local, não poupou críticas a Virgílio, dizendo que o tucano “não gosta de cheiro de pobre”.

Em um dos momentos mais tensos da campanha, Vanessa Grazziotin foi protagonista de um incidente que ficou conhecido como "ovogate".  Na chegada ao debate da TV Em Tempo (afiliada do SBT), em 11 de setembro, seu carro teria sido atingido por ovos que respingaram em seu rosto e nos cabelos. A agressão foi atribuída a cabos eleitorais de Arthur Virgílio, fato que não foi comprovado.

Vanessa levou ao caso à bancada do Senado em Brasília, onde foi apoiada pela senadora Marta Suplicy (PT). Entretanto, a divulgação de fotos posteriores colocou em dúvida se ela teria sido atingida por ovos, cuspe ou se teria forjado o ataque.

Perfil do candidato

Nome: Vanessa Grazziotin
Partido: PC do B
Nascimento: 29/6/1961
Município de nascimento: Videira (SC)
Ocupação: Senadora
Vice: Vital Melo (PT)
Coligação: Melhor pra Manaus (PP / PT / PMDB / PSL / PTN / PV / PSD / PC do B)

A capital amazonense tem população de 3,5 milhões de pessoas. Destas, 2, 75 milhões vivem na área urbana e o restante, em áreas rurais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Manaus tem 1,18 milhão de eleitores.

UOL pelo Brasil

Manaus foi uma das cidades visitadas pelo projeto UOL pelo Brasil, que percorreu todos os Estados do Brasil para mostrar histórias das eleições municipais. Na cidade, a reportagem acompanhou o candidato Sabino Castelo Branco, que usou um helicóptero para fazer campanha em comunidades ribeirinhas, fato que gerou críticas entre os eleitores.

"Eu não nasci com helicóptero e com mandato. Não tenho essa vaidade. O helicóptero é para chegar onde os outros candidatos não vão", disse o candidato durante a campanha. A estratégia não deu resultado.

Mais informações sobre as eleições em Manaus

UOL Cursos Online

Todos os cursos