Alceu Barbosa (PDT) é eleito prefeito de Caxias do Sul (RS)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Vice-prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, Alceu Barbosa (à esq.) é eleito prefeito pela primeira vez

    Vice-prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, Alceu Barbosa (à esq.) é eleito prefeito pela primeira vez

O pedetista Alceu Barbosa Velho foi eleito neste domingo o novo prefeito de Caxias do Sul (a 134 km de Porto Alegre).

Alceu derrotou os candidatos Assis Melo (PC do B), Marcos Daneluz (PT), Luís Fernando Possamai (PSOL) e Milton Corlatti (DEM).

O candidato pedetista teve apoio do atual prefeito, José Ivo Sartori (PMDB), de quem foi vice em seus dois mandatos consecutivos (2004 e 2008). Em 2010, foi eleito deputado estadual.

A coligação de Alceu é formada por 17 partidos: PP, PTB, PMDB, PSL, PTN, PSC, PR, PSDC, PHS, PMN, PSB, PRP, PSDB, PPL, PSD e PT do B, além do seu PDT.

No final de setembro, o Ministério Público de Caxias do Sul entrou com representação na Justiça Eleitoral pedindo a aplicação de multas contra Sartori, Alceu e seu vice, Antonio Roque Feldmann e a cassação dos registros dos candidatos pelo uso de bens públicos no programa eleitoral. A coligação foi proibida de usar as imagens.

No mesmo período, a Justiça Eleitoral também entrou com processo de representação contra Assis Melo (PC do B) por manter ligação com o Sindicato dos Metalúrgicos, participando de assembleias para a decisão de reajuste salarial. O ato foi considerado "abuso de poder político" porque ele não poderia representar a categoria sendo candidato.

Com 435,5 mil habitantes, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município, localizado na Serra Gaúcha, tem área de 1,6 mil quilômetros quadrados. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o município tem 319 mil eleitores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos