Curitiba terá resultado da eleição em até uma hora, afirma TRE-PR

Janaina Garcia

Do UOL, em Curitiba

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná informou nesta sexta-feira (5) que o eleitor de Curitiba deverá saber até no máximo as 18h do domingo (7) se a cidade terá ou não segundo turno. A capital paranaense tradicionalmente figura entre os municípios brasileiros onde a apuração é a mais ágil, desde a implementação da urna eletrônica.

De acordo com o juiz coordenador da eleição em Curitiba, Marcello Walbach Silva, da 1ª zona eleitoral, este ano a cidade adotará em 100% dos locais de votação o sistema biométrico, através do qual o eleitor é identificado pelas digitais. Com isso, procedimentos como o preenchimento dos dados do título eleitoral, por parte do mesário, e a própria assinatura do eleitor acabam sendo desnecessários.

“Curitiba é maior cidade do país que terá o sistema biométrico, e por mais que tenham sido feitos testes, simulados, não temos como prever se isso vai acelerar ou atrasar a apuração”, disse o magistrado, que completou: “Mas a tendência é que a votação assim seja mais rápida, ainda que a legislação preveja que o cidadão tenha até12 tentativas para fazer a votação biométrica. Se não der certo, vota pelo meio tradicional”, disse.

Propaganda de rua e no horário eleitoral

A avaliação dessa primeira etapa de campanha, hoje, no TRE-PR, teve também as juízas responsáveis pela análise da propaganda de rua e no rádio e na televisão.

Nas ruas, a campanha teve registradas cerca de 400 denúncias de irregularidades à Justiça, a maior parte, metade, por conta de cavaletes em locais de tráfego de pedestres e até de veículos. Pelas ruas da cidade, aliás, é difícil não encontrar esse tipo de propaganda no menor espaço de canteiro verdade que exista, por exemplo.

“É muito difícil fiscalizar esses cavaletes, pois cada candidato tem um sem número deles; vale lembrar que são eles e as coligações que devem ser responsáveis pela eliminação de lixo gerado com os cavaletes irregulares”, afirmou a juíza Adriana Ayres Ferreira, da 4ª zona eleitoral. “Mas as apreensões de panfletos com inverdades ou supostas inverdades sobre os candidatos, nesta campanha, também nos chamaram a atenção”, complementou.

Já o horário eleitoral teve analisados por conta de pedidos das coligações 30% de todo o volume divulgado nos 44 dias de veiculação. De acordo com a juíza Renata Estorilho Baganha, da 3ª zona eleitoral, em caso de segundo turno, o horário –que terminou ontem (4) – volta a ser veiculado 48 horas após a decretação do resultado do primeiro turno, e também aos domingos.

Ao todo, Curitiba tem 1.172.930 eleitores para 414 locais de votação. As urnas, que terminaram de ser acondicionadas hoje em carros dos Correios, começam a ser distribuídas às seções eleitorais neste sábado (6), a partir das 7h.

Candidatos nas ruas

Primeiros colocados nas últimas pesquisas, Ratinho Junior (PSC), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT) fizeram hoje campanha nas ruas pelo centro da cidade, com corpo a corpo com eleitores. Para amanhã, estão previstas carreatas e visitas dos candidatos ao Mercadão municipal.

UOL Cursos Online

Todos os cursos