MP pede inelegibilidade de Lacerda (PSB) por propaganda de obra do metrô em BH

Carlos Eduardo Cherem, Rayder Bragon e Guilherme Balza

Do UOL, em Belo Horizonte

O promotor Eduardo Nepomuceno, do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, pediu que a Justiça Eleitoral torne Márcio Lacerda (PSB), atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, inelegível. A ação considera que o candidato está usando uma obra de prospecção do metrô na praça Sete, ponto movimentado no centro da capital mineira, como peça de campanha.

Segundo a assessoria de imprensa do MP, o pedido de inelegibilidade foi motivado por um vídeo no qual o vice de Lacerda, Délio Malheiros (PV), faz várias críticas ao prefeito em uma entrevista coletiva improvisada em 29 de junho deste ano. No início da semana, o PT encaminhou o vídeo ao MP, solicitando ao órgão apurar se houve improbidade administrativa por parte do prefeito.

No vídeo, ao lado de Leonardo Quintão, presidente do PMDB de Minas, Malheiros acusa o prefeito de cooptar partidos políticos, usar a máquina administrativa na campanha, anunciar obra eleitoreira e fraudar a aplicação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Disse também que as obras do metrô de Belo Horizonte só iriam adiante com a proximidade das eleições. Na época, não havia obra de sondagem para a construção da rede metroviária. As obras começaram há cerca de um mês.

Malheiros disse ainda, na coletiva, que ficaria ao lado de quem estivesse contra Lacerda nas eleições. Um dia depois da entrevista, entretanto, o PT rompeu com o PSB, e os petistas decidiram lançar uma candidatura própria. Em seguida, Malheiros aceitou ser vice de Lacerda. A chapa foi registrada na Justiça Eleitoral cinco dias após o vídeo.

PT usa vídeo em programa eleitoral

O vídeo de Malheiros foi usado no último programa eleitoral do PT e do PMDB de Belo Horizonte destinado aos vereadores, nesta quinta-feira (4), e deve ser repetido à noite no programa dos prefeituráveis. 

Na reta final da campanha, partidários de Patrus Ananias (PT) passaram a divulgar o vídeo em redes sociais. No YouTube, o vídeo já foi acessado por mais de 200 mil pessoas desde o último fim de semana. Ontem (3), o vídeo da entrevista foi projetado por militantes petistas exatamente no local da prospecção, na praça Sete.

Em resposta, Márcio Lacerda disse que o uso da entrevista é “sinal de derrota, desespero, do PT”. O candidato afirmou ainda que os petistas fazem uma campanha de “baixo nível”. Tanto o prefeito, quando seu maior apoiador, o senador Aécio Neves (PSDB), saíram em defesa de Malheiros nos últimos dias.

Outro lado

Na tarde de hoje, lideranças dos partidos que compõem a coligação de Lacerda fizeram uma coletiva de imprensa para responder a ação do MP e as críticas do PT.  Participaram da entrevista os deputados estaduais João Leite, presidente municipal do PSDB, Sargento Rodrigues, presidente municipal do PDT, e João Vitor Xavier, do PEN, 

Os deputados questionaram a posição dos petistas, dizendo que a ação visa atrasar a obra do metrô, que é esperado pela população de Belo Horizonte há décadas, segundo eles, e tem fins eleitoreiros.

Os parlamentares afirmaram que as obras de sondagem do metrô fazem parte do cronograma para as obras da linha 3, que se iniciou em setembro do ano passado após visita da presidente Dilma Rousseff. O cronograma, dizem os apoiadores do socialista, foi aprovado e está sendo acompanhado pelo Ministério das Cidades.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4), Lacerda lidera as pesquisas em Belo Horizonte, com 45% das intenções de voto, seguido de Patrus, que tem 34%. Considerando apenas os votos válidos, Lacerda teria 54% e se reelegeria no primeiro turno.

Nos últimos dois meses, o candidato petista subiu nas pesquisas e reduziu de 17 para 9 pontos percentuais diferença entre o opositor.

Hoje, os candidatos se enfrentam no debate da Rede Globo, o último antes do primeiro turno. 

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte

UOL Cursos Online

Todos os cursos