Justiça tira do ar último programa na TV do PT em Belo Horizonte; partido exibiria vídeo contra Lacerda

Guilherme Balza

Do UOL, em Belo Horizonte

O juiz Luiz Carlos Corrêa, presidente da Comissão de Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), determinou que o último programa eleitoral do PT na TV em Belo Horizonte não vá ao ar nesta quinta-feira (4). Pela lei eleitoral, o programa deveria se destinar à propaganda dos candidatos a vereador.

O PT exibiria um vídeo no qual Délio Malheiros (PV), vice na chapa de Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, aparece fazendo uma série de críticas ao prefeito. No programa da tarde, também destinado aos vereadores, o mesmo vídeo foi usado pelo PT. O pedido para a retirada do programa foi feito pela coligação de Lacerda (BH Segue em Frente).

Por causa da decisão, o programa do PT mostrou por duas vez imagens do comício com a presença da presidente Dilma Rousseff, realizado  ontem.

Segundo o juiz, o programa da tarde, que seria reexibido à noite, veiculou em sua integralidade propaganda irregular, no tempo total de 6min4s. O juiz considerou que houve ofensa à lei, por tratar-se de propaganda eleitoral negativa de candidatos a prefeito e vice-prefeito, veiculada no horário destinado aos candidatos a vereador.

Segundo a assessoria de comunicação do TRE, a Rede Globo, responsável pela geração e transmissão das imagens, já foi notificada a cumprir a decisão.

A reportagem está tentando localizar representantes da campanha de petista Patrus Ananias para comentar a decisão.

No vídeo, ao lado de Leonardo Quintão, presidente do PMDB de Minas, Malheiros acusa o prefeito de cooptar partidos políticos, usar a máquina administrativa na campanha, anunciar obra eleitoreira e fraudar a aplicação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Disse também que as obras do metrô de Belo Horizonte só iriam adiante com a proximidade das eleições. Na época, não havia obra de sondagem para a construção da rede metroviária. As obras começaram há cerca de um mês.

Malheiros disse ainda, na coletiva, que ficaria ao lado de quem estivesse contra Lacerda nas eleições. Um dia depois da entrevista, entretanto, o PT rompeu com o PSB, e os petistas decidiram lançar uma candidatura própria. Em seguida, Malheiros aceitou ser vice de Lacerda. A chapa foi registrada na Justiça Eleitoral cinco dias após o vídeo.

PT usa vídeo em programa eleitoral

Na reta final da campanha, partidários de Patrus (PT) passaram a divulgar o vídeo em redes sociais. No YouTube, o vídeo já foi acessado por mais de 200 mil pessoas desde o último fim de semana. Ontem (3), o vídeo da entrevista foi projetado por militantes petistas exatamente no local da prospecção, na praça Sete.

Em resposta, Lacerda disse que o uso da entrevista é “sinal de derrota, desespero, do PT”. O candidato afirmou ainda que os petistas fazem uma campanha de “baixo nível”. Tanto o prefeito, quando seu maior apoiador, o senador Aécio Neves (PSDB), saíram em defesa de Malheiros nos últimos dias.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4), Lacerda lidera as pesquisas em Belo Horizonte, com 45% das intenções de voto, seguido de Patrus, que tem 34%. Considerando apenas os votos válidos, Lacerda teria 54% e se reelegeria no primeiro turno.

Nos últimos dois meses, o candidato petista subiu nas pesquisas e reduziu de 17 para 9 pontos percentuais diferença entre o opositor.

Hoje, os candidatos se enfrentam no debate da Rede Globo, o último antes do primeiro turno. 

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte

UOL Cursos Online

Todos os cursos