Em visita à zona norte, Serra se coloca no segundo turno e alfineta o PT

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

O candidato de PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, prometeu nesta quinta-feira (4) a uma eleitora que falaria sobre o reajuste salarial dos servidores municipais "no segundo turno".

Delma Maria da Silva, 58, abordou Serra durante caminhada pela Vila Sabrina (zona norte) dizendo que votaria no tucano, mas aproveitou para cobrá-lo em público. "Por que você não falou nada sobre o reajuste de 0,01% para os servidores da prefeitura?"

Serra, então, respondeu: “Vou falar no segundo turno, vou falar no rádio."

Pesquisa Datafolha divulgada ontem aponta Serra com 23% das intenções de voto, tecnicamente empatado na liderança com Celso Russomanno (PRB), que tem 25%. Fernando Haddad, do PT, aparece com 19%, também no limite do empate técnico com Serra.

Aos jornalistas, a eleitora criticou o atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD). Kassab era vice de Serra e assumiu a prefeitura em 2006 depois que o tucano deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado. Em 2008, Kassab foi reeleito, mas enfrenta hoje altos índices de rejeição.

“Para nós, funcionários públicos, o Kassab foi péssimo, foi ingrato. Os servidores estão todos indecisos. Vão votar em quem? Não tem candidato”, disse Delma, funcionária da Secretaria de Finanças da Prefeitura.

Para cumprir lei que determina reajuste anual aos servidores, a prefeitura tem dado aumento de 0,01% aos funcionários da administração direta.

Em nota, a prefeitura informou que "não mede esforços para promover a valorização funcional" e que profissionais da educação, da saúde e da GCM (Guarda Civil Metropolitana) tiveram reajustes acima de 0,01%.

"Os profissionais da Educação tiveram, de 2005 a maio de 2012, uma evolução salarial de 66,95% (...) Em janeiro de 2012, os salários de todos os servidores do quadro dos profissionais da Saúde ganharam reajuste de 11,23% (...) A remuneração média dos GCM aumentou 93% desde 2005", diz a nota.

“Estilo” do PT

Após caminhada pelo comércio do bairro, Serra também aproveitou para alfinetar o PT.

Questionado sobre as afirmações de um delegado da Polícia Federal de que o R$ 1,1 milhão apreendido em um aeroporto no interior do Pará seria destinado à campanha do PT de Parauapebas, se isso dizia alguma coisa às vésperas das eleições, o tucano respondeu: “Diz o estilo.”

O juiz eleitoral que apreendeu o dinheiro disse à PF que presenciou a fuga do coordenador da campanha petista do aeroporto assim que percebeu a chegada de policiais civis e militares.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos