Em Curitiba, Ratinho valoriza "experiência", e Ducci muda slogan no horário eleitoral na TV

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

Os três principais concorrentes à Prefeitura de Curitiba terminaram suas participações no horário eleitoral gratuito do primeiro turno, nesta quarta-feira (3), com exaltação à própria experiência nas empresas da família, no caso de Ratinho Jr. (PSC), adotando um novo slogan de campanha, o candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB), e para dizer que vai “seguir sendo o mesmo homem” --de antes de trocar o PSDB por uma aliança com o PT--, no caso de Gustavo Fruet (PDT).

De azarão no início da campanha a favorito nas últimas pesquisas, Ratinho Jr. aproveitou a liderança nas pesquisas para fazer um programa leve. Agradeceu à equipe de campanha e à família. Mas guardou farpas à prefeitura. “Curitiba não merece mais quatro anos de ideias ultrapassadas e velhas práticas políticas”.

Antes, no rádio, valorizara a experiência que adquiriu nas empresas da família, criadas pelo pai, o apresentador Ratinho, do SBT, dono de um conglomerado de comunicação no Paraná. “É um grupo que emprega mais de mil pessoas. Por isso, tenho grande experiência em gestão.” Depois, atalhou: “O plano de governo é apenas o ponto de partida. Pessoas até mais jovens que eu são responsáveis pelas maiores empresas do mundo.”

A falta de experiência administrativa e de propostas bem detalhadas para a cidade – que incluam, por exemplo, o custo para executá-las – são duas das maiores críticas feitas a Ratinho Jr. por seus adversários.

Slogan

Ducci, prefeito e candidato a reeleição, fez a primeira aparição na tevê no horário de Rafael Greca (PMDB), em direito de resposta – refutou acusações de superfaturamento em obras e de uso de pessoal da prefeitura na campanha.

“Lamentável que eu esteja aqui, mais uma vez, para desmentir calúnias e ataques que recebi o tempo todo. No meu programa vocês só vão encontrar propostas”, disse. Apesar disso, sua coligação aproveitou o farto espaço na televisão e – principalmente – no rádio para bombardear adversários. Foram vários os comerciais e blocos dedicados a desconstruir Gustavo Fruet e, mais recentemente, Ratinho Jr.

No horário da própria coligação, Ducci aderiu a um novo slogan. O “mais um grande prefeito” do início da campanha deu lugar a “prefeito de verdade”, num óbvio contraponto à inexperiência de Ratinho Jr.

Ao longo do programa, foi evidente a tentativa de valorizar a experiência de Ducci como prefeito – apesar dele ter assumido o cargo apenas após Beto Richa (PSDB) renunciar ao mandato, em 2010, para concorrer ao governo do estado.

Em certo momento, o prefeito falou na “alegria em ver as obras do metrô começando”. O controverso metrô curitibano --criticado duramente por Jaime Lerner, ex-prefeito e ícone do planejamento urbano da cidade--, porém, ainda não saiu do papel.

Richa, de quem a campanha de Ducci abusou durante a campanha, dessa vez teve presença discreta – fez aparição rápida, apenas em imagens, ao final do programa.

Fruet, que no período pré-eleitoral liderava as pesquisas em Curitiba, termina a campanha torcendo para que uma arrancada de última hora o leve ao segundo turno – hoje, segundo o Datafolha, está sete pontos atrás de Ducci.

Talvez por isso, fez questão de relembrar 2010, quando, candidato ao senado, surpreendeu os institutos de pesquisa e quase ficou com uma das duas vagas em disputa.

“Há dois anos, 650 mil curitibanos confiaram em mim. Sigo sendo o mesmo homem”, garantiu. A aliança de Fruet, ex-tucano, com o PT, custou caro ao candidato numa cidade que historicamente rejeita o PT.

Apesar disso, o pedetista usou depoimentos de várias mulheres – entre elas, a candidata a vice, Mirian Gonçalves, petista – em seu favor. Além disso, o programa usou imagens da presidente Dilma Rousseff e da ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann.

Dilma, porém, jamais gravou em apoio a Fruet. Só foi ouvida na campanha, em Curitiba elogiando, o projeto do metrô curitibano, no programa de Ducci – apoiado por Beto Richa, do PSDB.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba

UOL Cursos Online

Todos os cursos