Russomanno volta a subir o tom e usa mensalão para atacar o PT em São Paulo

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, usou o julgamento do mensalão para atacar o PT durante ato de campanha nesta terça-feira (2), no Itaim Paulista, no extremo leste da capital. "O Supremo [Tribunal Federal] está aí para provar que o PT é especialista em baixaria e mentira", afirmou, acrescentando que a campanha do candidato Fernando Haddad (PT) "está agindo da forma mais baixa e mais suja".

As declarações foram dadas pelo candidato do PRB após ter sido questionado por jornalistas sobre críticas que Haddad tem feito sobre a proposta de Russomanno de criar um sistema tarifário nos ônibus de São Paulo variável de acordo com a distância percorrida pelos passageiros.

 Esta foi a primeira vez que Russomanno referiu-se ao mensalão nesta campanha. No mesmo evento, ele ainda criticou o candidato do PT por nunca ter disputado uma eleição. "Eu tenho 16 anos de mandato de deputado federal, e (Haddad) quantas vezes se elegeu na vida? Que experiência ele tem? Ele está debutando, começando, e precisa de um monte de gente atrás dele", disse, referindo-se às participações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff na campanha do PT em São Paulo.

Desde o final da semana passada, o candidato do PRB tem subido o tom contra a campanha petista.

Na tarde da última segunda-feira (1º), Russomanno disse que o petista "mente descaradamente" quando ataca sua promessa de implantar a passagem de ônibus proporcional ao trajeto percorrido pelo usuário.

"O Haddad mente descaradamente quando diz que eu vou aumentar a passagem de ônibus. Mente descaradamente e não tem vergonha de mentir", disse Russomanno durante visita a uma creche em Interlagos, na zona sul da capital.

A reação de Russomanno veio junto com uma queda nas pesquisas. O último Datafolha, de 27 de setembro, mostrou o candidato do PRB com cinco pontos percentuais a menos que no levantamento anterior --ele lidera a disputa em São Paulo.

Na TV

Em inserções de televisão que foram ao ar nesta terça-feira (2), Russomanno também fez ataques ao adversário petista chamando-o de "mentiroso".

"Agora basta, o Haddad é mentiroso quando diz que vou aumentar a tarifa. Eu vou reduzir a passagem de ônibus, vou manter o Bilhete Único. Há 22 anos estou te defendendo, falando a verdade. E ele? Da onde veio?", afirma Russomanno, batendo a mão na mesa e tentando mostrar que está nervoso com a situação.

Em outra peça de 15 segundos, o candidato também questiona a experiência de Haddad.

"Se o Haddad mente agora, imagina depois? Em 16 anos como deputado nunca te abandonei. E ele o que fez para você?"

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos