Em Curitiba, Ratinho Jr. tem 35%, Ducci, 28%, e Fruet, 16%, aponta Ibope

Do UOL, em São Paulo

O deputado federal Ratinho Jr. (PSC) aparece com 35% das intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba, seguido pelo atual prefeito e candidato a reeleição, Luciano Ducci (PSB), com 28%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) pela "RPCTV".

Gustavo Fruet (PDT) tem 16%, e Rafael Greca (PMDB), 9%. Bruno Meirinho (PSOL) e Alzimara Bacellar (PPL) foram citados por 1% dos entrevistados cada. Avanilson Araújo (PSTU) não pontuou.

Quatro por cento dos entrevistados disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, e 6% ainda não definiram o voto.

O Ibope também testou as intenções de voto em um eventual segundo turno. Ratinho Jr. levaria vantagem contra Ducci (42% a 37%) e contra Fruet (45% a 30%). Na simulação entre Ducci e Fruet, o atual prefeito leva vantagem: 39% a 35%

O Ibope entrevistou 805 eleitores entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro. Com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos, a pesquisa contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A foi registrada em 27 de setembro no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-00462/2012.

Com relação ao levantamento anterior do Ibope, divulgado em 14 de setembro, Ratinho Jr. tinha 30%, contra de 31% de Ducci e 16% de Fruet. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 27 de setembro, o candidato do PSC registrou 32%, o prefeito socialista chegou a 25% e o pedetista somou 17%.

Fruet fala em "voz das ruas"; Ducci critica Ratinho Jr. indiretamente

Em terceiro lugar nas pesquisas, Fruet cita a "voz das ruas" e diz que estará na disputa final na capital paranaense. "O segundo turno nos espera. A voz das ruas é totalmente diferente do que dizem as pesquisas, que continuam atendendo a interesses poderosos", disse o pedetista em comunicado. "Na hora da votação, prevalecerá o bom senso dos que amam a nossa cidade".

Já Ducci, que está na segunda posição e hoje iria para o 2º turno contra Ratinho Jr., fez críticas indiretas ao líder nas pesquisa. "Tem candidato que promete tudo, qualquer coisa, sem compromisso com a realidade".

Segundo turno

O instituto fez simulações de 2º turno entre os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas. O empate técnico entre os dois líderes, que já havia acontecido na simulação anterior, persistiu: Ratinho teria 42% contra 37% de Ducci. Fruet seria derrotado nas simulações contra os dois líderes -- o pedetista teria 30% contra 45% do candidato do PSC, e 35% contra 39% contra o atual prefeito e candidato à reeleição pelo PSB.

No levantamento anterior, Ducci e Ratinho também empatam tecnicamente na simulação de segundo turno feita pelo Ibope. O candidato do PSC é citado por 41% dos entrevistados, ante 38% do prefeito.

Os dois venceriam, também no levantamento Ibope anterior, um hipotético embate contra Fruet – Luciano Ducci com 43% e Ratinho Jr. com 42% das intenções de voto. Nas duas simulações, o pededista foi o preferido de 31% dos entrevistados.

UOL Cursos Online

Todos os cursos