Em comício de Haddad, Dilma responde Serra e diz que "está metendo o bico na eleição" de São Paulo

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse nesta segunda-feira (1º), em sua primeira aparição pública em campanhas pelo país, no palanque do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que "está metendo o bico na eleição" paulistana, pois não há como dirigir o Brasil "sem meter o bico em São Paulo".

'Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em SP', diz Dilma

A declaração, feita durante um comício que reuniu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma e Haddad, em Itaquera, na zona leste da capital, foi uma resposta ao candidato do PSDB José Serra, que em 12 de setembro, afirmou que Dilma "não deveria meter o bico na eleição em São Paulo".

"Estou aqui hoje metendo meu bico nesta eleição porque para o Brasil, São Paulo é, sobretudo, o lugar onde milhares de brasileiros vivem. Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo", afirmou a presidente.

Em 12 de setembro, José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, criticou o engajamento de Dilma na campanha de Haddad.

"Vem meter o bico em São Paulo, vem dizer para os paulistas como é que eles devem votar. Não se pode impedir isso, é só registrar. Ela, que mal conhece São Paulo, vem aqui dar o seu palpite, faz parte da regra do jogo... Levou até uma ministra, nomeou até um ministério?, disse Serra à época, ao se referir à nomeação de Marta Suplicy para o Ministério da Cultura.

"São Paulo faz parte da minha luta. É a cidade que me acolheu, que me protegeu, devo respeito e gratidão. Fernando Haddad é o candidato assim como Lula me apoiou, me ajudou, eu vim aqui apoiar Haddad", afirmou.

Segundo a organização do evento, o comício contou com a presença de cerca de 5.000 pessoas.

"Eu estou muito feliz em estar com Mercadante, com Marta, mas muito mais feliz de estar com Lula, que transformou o país. É o homem que o mundo inteiro respeita. Ele mudou nosso país, tenho muito orgulho de suceder ele. Lula me deixou uma herança bendita. Muita gente tenta mudar essa situação, mas não muda que ele fez o melhor governo nesse país", afirmou Dilma.

A presidente falou por cerca de 20 minutos. Logo após, deixou o local para participar do evento "As Empresas Mais Admiradas no Brasil - 2012", organizado pela revista "Carta Capital", na zona oeste de São Paulo.

No palanque, estavam os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Marta Suplicy (Cultura), o senador Eduardo Suplicy, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) e o candidato a vereador e ex-ministro Orlando Silva (PC do B), além do diretor de seleções da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Andrés Sanchez.

Em uma nova investida indireta contra Serra, Dilma afirmou que não fala "mal dos outros". "Esse pessoal que fala mal dos outros não respeita ninguém. São intolerantes. Não sou contra ninguém quer que seja, mas sou a favor do Haddad", disse Dilma.

A presidente falou ainda do ProUni --programa do governo federal que concede bolsas de estudos para estudantes universitários-- e disse que agora filha de faxineira pode ser doutora. "Fernando Haddad é um realizador de sonhos. É um homem decente, trabalhador, honesto."

Proposta de Russomanno é criticada

Em seu discurso, Haddad criticou a proposta de tarifa proporcional nos ônibus, feita por Celso Russomanno (PRB).

"Os outros candidatos não tem proposta. Teve um que lançou a ideia de cobrar a tarifa de ônibus conforme a distância. Tem cabimento? Quando o empregador for contratar vai preferir quem mora mais perto."

Lula ataca Veja

O ex-presidente Lula afirmou que a imprensa tem "sempre má vontade com os candidatos do PT".

"Tem uma revista aqui em São Paulo --tem a nacional, que fala mal de mim a vida inteira-- e tem a de São Paulo, que fala de São Paulo. No Rio, ela coloca os candidatos a prefeito na capa, em Belo Horizonte, coloca todos os candidatos a prefeito na capa. Aqui em São Paulo, ela não coloca os candidatos a prefeito. Ela coloca o [Gilberto] Kassab e ainda pergunta será que o povo está sendo injusto com ele?", afirmou, ao se referir à Veja São Paulo, que chegou às bancas no final de semana, com uma reportagem de capa sobre a gestão do prefeto Gilberto Kassab (PSD).

De acordo com Lula, reportagens como as da Veja trazem "a maldita ideia que uma parte da elite tem de achar que o trabalhador é bobo, que a gente não consegue enxergar as coisas, que é burro".

"Eles passaram a campanha de 2010 falando mal da  Dilma. Aí a gente ganha as eleições e eles passaram a achar que eles eram amigos da Dilma, e a gente não. Tentaram criar uma animosidade entre nós, sem se preocupar em saber que entre nos nunca vai haver nenhuma diferença porque entre nós", disse Lula.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos