Adversário de Lula e Dilma, ACM Neto usa bandeiras do PT em Salvador

Felipe Amorim

Do UOL, em São Paulo

Na disputa pela Prefeitura de Salvador, o deputado federal ACM Neto (DEM) --candidato na maior capital em que a legenda tem chances na disputa como cabeça de chapa-- se apresenta como defensor da ampliação do programa Bolsa Família e das cotas no ensino superior, dois dos principais programas que marcam os governos petistas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. No Congresso Nacional, ACM Neto é tido como forte liderança de oposição ao governo petista.

Em seu programa eleitoral, Neto cita o projeto de lei apresentado por ele na Câmara para a correção do valor das bolsas pelo índice da inflação, e defende a ampliação do cadastro social na cidade. “Porque isso ajuda principalmente as pessoas que vivem na extrema pobreza”, disse o candidato em seu programa eleitoral, exibido no último dia 14.

Criado pelo governo Lula em 2003, o Programa Bolsa Família costuma ser citado nas propagandas petistas em outras capitais como parte da explicação para o mote de que o governo do PT “retirou 30 milhões da pobreza”.

Veja o que diz o programa de Neto

O sistema de cotas sociais e raciais nas universidades, que se transformou em lei federal após a sanção da presidente Dilma, levou a um embate jurídico entre as campanhas de Neto e do petista Nelson Pelegrino --que cresceu nas últimas pesquisas.

O programa eleitoral do PT em Salvador usou a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelo DEM no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o sistema de cotas na UnB (Universidade de Brasília) para colar em Neto a imagem de candidato contrário à política de reserva de vagas.

Neto conseguiu barrar a propaganda na Justiça e obter direito de resposta, juntando ao processo diversas entrevistas em quem se posiciona favorável ao sistema.

“Sempre fui a favor das cotas raciais. Durante toda a minha vida política, sempre deixei clara a minha posição”, disse Neto, no direito de resposta exibido no dia 18, citando ainda o pioneirismo da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) na implantação do sistema em 2002, quando o Estado era governado por Paulo Souto (DEM).

Na última quinta-feira (27), a Justiça Eleitoral autorizou a volta da propaganda do PT, após o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia julgar que a propaganda se referia ao posicionamento do partido, e não do candidato.

ACM Neto não quis dar entrevista para esta reportagem.

Sem contradição

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), disse não ver contradição entre a postura do candidato e as bandeiras do partido. “[A Adin no STF] foi um equívoco do partido. Neto inclusive na época foi contra. Todo mundo comete equívocos. (...) E eles [o PT] ardilosamente utilizaram esse fato contra Neto”, afirmou o senador.

JOGO DAS ELEIÇÕES

  • Divulgação

    Clique na imagem, escolha um partido, defina estratégias e veja se você vence as eleições

“O partido votou na Câmara e no Senado pelas cotas”, disse o presidente do DEM, em referência à lei sancionada pela presidente Dilma que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes vindos de escolas públicas.

Dentro desse percentual, metade das vagas será disputada em ampla concorrência e a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar.

Maia afirmou ainda que o partido nunca se opôs à criação do Bolsa Família e, para exemplificar, citou a criação do Fundo de Combate à Pobreza pelo avô do candidato democrata, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães,  morto em 2007.

Aprovado pelo Congresso no ano 2000, o então Fundo de Erradicação da Pobreza, projeto de ACM, o avô, garantiu os recursos para os programas de assistência social do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e posteriormente veio a financiar também os projetos da gestão Lula, como o Bolsa-Família.

Imagem

Para o professor de ciência política da Ufba (Universidade Federal da Bahia), Joviniano Carvalho Neto, o candidato do DEM não conseguiu se desvencilhar completamente da imagem contrária as cotas cultivada pelo partido.

“Como essa é uma contradição fácil de explorar, a defesa de Neto obteve um sucesso parcial, apenas com eleitores que já estavam vocacionados a votar nele por diversos outros motivos”, disse.

Já o cientista político Paulo Fábio Dantas, professor da Ufba, afirma que para o eleitor baiano pode causar mais estranheza o discurso do PT de alinhamento com o governo federal que a defesa das cotas pelo candidato do DEM.

“O discurso do alinhamento é altamente tradicional. O eleitorado baiano se acostumou a ouvir isso há muito tempo da boca do carlismo. Então, ouvir um candidato do DEM defendendo as costas é menos estranho que ver o PT defendendo a tese do alinhamento”, afirma Dantas.

Para Dantas, a ênfase da campanha de Pelegrino na importância das parcerias com o governador Jaques Wagner (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT) remete à mesma estratégia empregada pelo ex-senador ACM, prefeito em 1967, governador do Estado por três vezes, e senador pela Bahia por dois mandatos.

O professor afirma ainda que "pelo menos desde a década de 1990" o grupo político de ACM passou a contemplar a questão da comunidade e cultura negras, mesmo que "mais pelo lado lúdico, sem ter necessariamente o lado afirmativo", diz Dantas.

Bolsa Família

Apesar de reconhecer no Fundo de Combate à Pobreza uma herança política que poderia ser reivindicada por Neto, Joviniano afirmou que o uso do Bolsa Família na propaganda do DEM não deve render muitos votos ao partido entre os beneficiários do programa, que tendem a ligar o benefício aos governos do PT.

“Isso não tem influenciado o eleitorado que vai votar em Pelegrino por causa de Lula, porque Lula foi um grande presidente para os pobres”, afirma o professor.

Para Dantas, coube ao governo petista profundar e dar visibilidade ao programa, o que, segundo ele, tem rendido “compreensíveis” dividendos políticos ao partido. “O Bolsa Família é uma política incorporada de tal forma à vida do Estado, que não me parece que há nenhuma força política que se coloque contrária a ela. Mesmo porque a origem do Bolsa Família são os programas de renda mínima do governo FHC”, acrescenta o professor.

UOL Cursos Online

Todos os cursos