Embratel diz que irá tirar Google e Youtube do ar em Mato Grosso do Sul nos próximos dias

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

A Embratel informou nesta quarta-feira (26), por meio de sua assessoria de comunicação, que irá cumprir a determinação judicial que recebeu, para tirar do ar por 24 horas os sites do Google e do YouTube na cidade de Campo Grande (MS), nos próximos dias. A empresa foi notificada pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul no dia 23 deste mês.  

A Embratel informou também que solicitou à Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul "informações técnicas" sobre como proceder. A empresa não informou quais informações foram solicitadas.

A retirada dos sites do ar do ar por 24 horas foi determinada porque o Google recusou-se a tirar do site YouTube (que pertence ao Google) dois vídeos que acusam de crimes Alcides Bernal (PP), candidato a prefeito de Campo Grande. A ordem é para que os sites saiam do ar somente na capital de Mato Grosso do Sul. Caso isso seja tecnicamente impossível de se realizar, a Embratel deverá retirar os referidos sites do ar em todo o Estado.

A mesma ordem judicial também continha um mandado de prisão por crime de desobediência (pena de 15 dias a seis meses de detenção) do diretor-geral do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho. Na tarde desta quarta-feira (26), a Polícia Federal em São Paulo fez valer o mando da Justiça e deteve o executivo, que assinou um termo circunstanciado e irá responder processo pelo crime que lhe é imputado.

Depois disso, atendendo a pedido da Polícia Federal, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul expediu um alvará de soltura, e Coelho foi liberado, para que responda ao processo em liberdade. O motivo é que o crime que teria sido cometido pelo executivo possui "menor potencial ofensivo".

Procurado, o Google não se pronunciou sobre o caso até a conclusão desta reportagem. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos