Líder no Recife, candidato do governador Eduardo Campos é alvo de petista e tucano, que chama adversários de 'raposas'

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos à Prefeitura do Recife Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB) trocaram ataques durante o primeiro bloco do debate da TV Jornal/SBT, realizado na noite desta terça-feira (25). Geraldo --que lidera as pesquisas até agora-- também sofreu investidas do candidato tucano Daniel Coelho. As agressões entre os candidatos geraram direitos de resposta --um em favor de Geraldo e outros três favoráveis a Costa, Coelho e Mendonça Filho (DEM), todos contra Geraldo que chamou os adversários de "raposas".

No primeiro bloco do debate, Geraldo perguntou a Humberto Costa sobre o motivo de o Programa Brasil Sorridente, do governo federal, ter a cobertura de apenas 28% da população. Humberto Costa foi ministro da Saúde.

"No Recife, não havia centro de saúde bucal, temos cinco centros inclusive com emergência 24h. Certamente Geraldo Júlio não conhece essa realidade, por que deve recorrer a um dentista particular quando tem uma dor de dente", afirmou. 

 

Geraldo retrucou. "Já iniciaram as agressões. Só ideias não vão melhorar, tem que saber fazer. Teresina tem 98% de cobertura e o Recife só tem 28%. Quem vai fazer somos nós, que sabemos fazer".

Na sequência, Costa usou uma pergunta que fez para Mendonça Filho (DEM) para novamente investir contra Geraldo. "O candidato Geraldo Júlio defende a privatização da Compesa [Companhia Pernambucana de Saneamento] que vai dificultar a vida da população mais pobre. O que o senhor acha da privatização da Compesa?"

"Ao longo dos últimos anos houve omissão da Prefeitura do Recife no que tange à política de saneamento", respondeu Mendonça para Costa --ao lembrar que a administração na cidade é hoje do PT, do prefeito João da Costa.

"Quero dizer que não é real que o Recife não investiu em saneamento", respondeu Costa e partiu ao ataque contra Geraldo Julio ao dizer que o candidato do PSB pretende privatizar a empresa pública e que isso poderá acarretar aumento na tarifa d'água.

A declatração rendeu um direito de resposta a Geraldo --no começo do segundo bloco. "Não haverá privatização nem reajuste no valor da água.

PT e PSB eram aliados. Romperam antes do início do processo eleitoral deste ano. O governador Eduardo Campos (PSB) decidiu, então, afiançar a candidatura de Julio, que ocupava o primeiro escalão de seu governo.

O PT, à época rachado por conta da decisão de não permitir que o atual prefeito João da Costa concorresse à reeleição, optou por Humberto Costa --que teve o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

João da Costa tem como vice Milton Coelho, que é do PSB.

Tucano ataca Geraldo

O candidato do PSB também foi atacado por Daniel Coelho. Segundo o tucano, ao falar do Plano Diretor, Geraldo "fala como se não fosse da atual administração".

 Geraldo respondeu devolveu: "No plano federal, quem governa: a presidente Dilma [Rousseff], que é do PT ou o seu vice, Michel Temer, que é do PMDB?", perguntou.

A última pesquisa Ibope, de segunda-feira (24), o candidato do PSDB ultrapassou Costa e assumiu a segunda colocação. Geraldo Julio (PSB) contina em primeiro lugar.

Segundo o levantamento, o candidato socialista tem 39% das intenções de voto. O tucano tem 24% e o petista, 16%. Na quarta colocação está Mendonça (DEM), com 4%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 3 de setembro, Geraldo Julio tinha 33% das citações, Humberto Costa, 25%, Daniel Coelho, 15%, e Mendonça, 8%.

Segundo bloco

No segundo bloco do debate,  Geraldo Julio e Coelho voltaram a se atacar.

Em uma pergunta sobre turismo, feita por uma eleitora, Coelho afirmou que Geraldo teria copiado sua proposta.

“Geraldo decorou bem a nossa frase. Veio aqui e está bem atento às nossa propostas, que são as melhores. O candidato mostrou que não tem nenhum proposta, enrolou, enrolou”, afirmou.

Na sequência, em uma pergunta sobre alagamentos, gerou novo embate entre os dois.

Além das obras estruturais, trabalhar os canais, precisamos trabalhar a consciência ambiental”, respondeu Coelho.

Geraldo atacou: “Fica o velho travestido de novo. Daniel e seu pai estão há anos na política, assumiram inclusive cargos comissionados e nunca fizeram nada na cidade. Alagamento a gente combate com obras de drenagem forçada. Daniel fala, critica, mas não faz nada”.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, foi a vez do petista partir para o embate com o candidato do PSB.

Segundo Humberto, Geraldo tem “feito uma campanha de oposição à prefeitura, mas não assume a posição de vice”. “Qual é sua posição mesmo em relação à Prefeitura do Recife que você finge não está apoiando?”

“A sua candidatura foi imposta por São Paulo, num processo antidemocrático, e está em oposição a atual gestão da prefeitura. A minha candidatura é a única que não vem de raposas da velha política. Todos os outros representam raposas.”, respondeu Geraldo Julio.

A investida gerou direitos de resposta aos três adversários de Geraldo.

Leia mais sobre as eleições no Recife clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos