Google irá recorrer de pedido de prisão de presidente da empresa feito pela Justiça Eleitoral

Do UOL, em São Paulo

O Google Brasil e Fabio Coelho, presidente da companhia no Brasil, informaram nesta segunda-feira (24) que irão recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do Mato Grosso do Sul que determina a prisão de Coelho e a suspensão, por 24 horas, do You Tube, plataforma de vídeos da gigante de buscas na internet.

JOGO DAS ELEIÇÕES

  • Divulgação

    Clique na imagem, escolha um partido, defina estratégias para ser eleito

A determinação de detenção e do interrompimento do serviço do You Tube, em decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Mato Grosso do Sul, ocorreu por conta da não retirada de dois vídeos contra o candidato Alcides Bernal (PP) --que concorre à Prefeitura de Campo Grande.

Em nota, a gigante das buscas informou que a companhia vai recorrer, pois a responsabilidade dos vídeos postados no  YouTube é dos usuários que utilizam o serviço.

De acordo com o relator do caso, juiz Amaury Kuklinksi, a justificativa da companhia não é válida. "O uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação."

Esse não é o primeiro pedido de suspensão do YouTube e de prisão de algum funcionário da companhia de internet.

No dia 14 de setembro, o juiz Ruy Jander Teixeira, do TRE da Paraíba, havia mandado prender Edmundo Luiz Pinto Balthazar, diretor financeiro do Google Brasil, por ter descumprido uma ordem judicial que mandava remover vídeos postados por um usuário chamado “Humor Paraíba”.

No arquivo, há uma ironia por conta de um erro do candidato Romero Rodrigues (PSDB), que acionou a Justiça Eleitoral.

Na ocasião, o Google utilizou o argumento de que mantém uma plataforma e que os usuários são os responsáveis pelas postagens.

O juiz reconheceu que o Google não era responsável pela ação e suspendeu o pedido de prisão e de interrupção temporária do YouTube.

Leia mais sobre as eleições pelo país clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos