Serra diz que Kassab não tem o reconhecimento que merece na Prefeitura de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, disse que a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD)  não tem a avaliação que merece. A afirmação foi feita durante sabatina Folha/UOL realizada nesta sexta-feira (14).

"[Kassab] não tem o devido reconhecimento por que entrou em um projeto de criação de partido. A população vê no prefeito uma espécie de síndico, que tem que estar com a prefeitura nos centros de suas ações", disse.

Serra complementou dizendo que foi contra Kassab criar um partido (PSD) ao responder se seria padrinho do prefeito, que foi seu vice-prefeito e assumiu assim que Serra renunciou o cargo para concorrer ao governo do Estado.

"Ele é uma individualidade política, não tem padrinho, nem afilhado", afirmou. Quando questionado se se orgulhava da administração do atual prefeito, Serra disse: "Eu acho que foi uma boa gestão. O resto é pegadinha".

Última pesquisa

Na última pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (13), José Serra aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 19%. Em primeiro lugar, está o candidato Celso Russomanno (PRB), com 35%.

Quem é José Serra

José Serra tem 70 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Cursou engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e se especializou em economia.

Já foi deputado federal e senador por São Paulo. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, assumiu o Ministério do Planejamento e, depois, a pasta da Saúde. Serra já disputou a Presidência da República pelo PSDB duas vezes, mas perdeu  para candidatos petistas nas duas ocasiões: em 2002, quando foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2010, quando foi eleita a atual presidente Dilma Rousseff.

Em 2004, Serra venceu as eleições para prefeito de São Paulo, mas deixou o cargo dois anos depois para disputar o governo do Estado, sendo eleito no primeiro turno com mais de 12 milhões de votos.

A saída da prefeitura, no entanto, até hoje causa desconforto ao tucano. Em 2004, durante sabatina promovida pela Folha, Serra assinou documento no qual se comprometia a cumprir todo o mandato, que chamou depois de “papelzinho”.

Sabatina Folha/UOL

O UOL e a "Folha de S.Paulo" sabatinam nesta sexta-feira (14) o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra. A entrevista encerra a série de sabatinas organizadas pelo jornal e pelo portal com os principais candidatos a prefeito da capital paulista.

A sabatina será dividida em três blocos e terá duração de uma hora e meia. O candidato responderá a perguntas de jornalistas e internautas. Participarão da sabatina o editor de "Poder", Ricardo Balthazar, a editora do "Painel", Vera Magalhães, a colunista da Folha Barbara Gancia e o colunista do UOL Mauricio Stycer.

UOL Cursos Online

Todos os cursos