Em visita a feira de beleza, Serra esquece rivais e alfineta Marta duas vezes

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, falou pouco sobre seus rivais diretos durante visita à Beauty Fair na tarde desta segunda-feira (10), mas aproveitou perguntas de jornalistas para alfinetar Marta Suplicy, ex-prefeita e atual senadora do PT por São Paulo.

Ao ser questionado sobre uma possível renegociação da dívida de São Paulo com o governo federal, Serra atacou diretamente a petista, que entrou de vez para a campanha de Fernando Haddad, candidato do PT na capital paulista.

"A partir da gestão da Marta, como ela não pagou uma amortização, os juros da dívida subiram de 6% para 9%, acima da inflação, inclusive retroativamente, e se configurou uma situação absurda", afirmou Serra. O tucano disse ainda que não via problemas em "examinar" uma eventual proposta para rever a situação do débito de São Paulo.

Em outro momento, Serra ironizou a declaração que Marta fez na manhã de hoje durante passeata com Haddad no centro de São Paulo.

Ao ser informado que Marta disse que ele é o "rei do 'embromation'" por "confundir a população em relação à proposta do Bilhete Único mensal de Haddad", Serra disse não saber do que se tratava e devolveu a pergunta aos jornalistas: "Ela estava na periferia quando disse isso?"

A questão colocada por Serra é uma referência a uma gafe cometida por Marta na última sexta-feira (7), durante evento da campanha de Haddad no Jardim Ângela (zona sul). Na ocasião, a ex-prefeita afirmou não ia ao bairro há anos. "Fora campanha, eu não venho. É muito longe", disse.

Questionado sobre o fato de pastores da Assembleia de Deus pedirem votos para o líder nas pesquisas Celso Russomanno (PRB) e sobre eventuais mudanças em sua estratégia de campanha, Serra disse que não comentaria os temas.

Propostas

Após a visita à Beauty Fair, que, segundo Serra, é a segunda maior feira de cosméticos do mundo, o tucano prometeu reduzir o imposto municipal sobre os salões de beleza e facilitar o acesso ao crédito e a cursos profissionalizantes.

"Hoje [o imposto] é 5%, nós vamos abaixar para 2%. Nós vamos abrir crédito para a instalação e reforma de salões através do Banco do Povo e da Nossa Caixa Desenvolvimento. E vamos fazer cursos de qualificação de prazos mais curtos em todas essas profissões da área dos salões de beleza", disse.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos