Marta aparece pela primeira vez na campanha de Haddad na TV e defende Bilhete Único Mensal

Do UOL, em São Paulo

A ex-prefeita de São Paulo e atual senadora Marta Suplicy (PT) apareceu nesta quarta-feira (5) pela primeira vez na campanha de TV de Fernando Haddad, candidato do PT à prefeitura.

Em uma inserção --espécie de comercial-surpresa que entra na programação das emissoras--, Marta defende a proposta de Bilhete Único Mensal apresentada por Haddad.

"O Bilhete Único Mensal vai mudar a realidade do transporte em São Paulo", diz Marta.

MARTA DEFENDE BILHETE ÚNICO MENSAL EM PROPAGANDA DE HADDAD

A inserção começa com a ex-prefeita dizendo que, na época em que comandou a prefeitura (2001-2004), encontrou resistência na implantação do Bilhete Único.

"Quando eu criei o Bilhete Único, anos atrás, houve muitas reações. Primeiro disseram que não ia dar certo, que ia ser muito caro, que ia complicar as contas da prefeitura (...) mas eu não vacilei e fiz o que tinha que fazer. E o meu objetivo era um dia chegar ao Bilhete Único Mensal, que agora o Haddad quer implantar."

Marta anunciou que ajudaria Haddad na semana passada, após um boicote de dez meses à campanha. Ela queria ser candidata, mas foi forçada a desistir por pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ex-prefeita deve participar neste mê de pelo menos seis comícios do petista.

De acordo com pesqusia Datafolha divulgada nesta quarta-feira, Haddad tem 16% das intenções de voto e está tecnicamente empatado no segundo lugar com José Serra (PSDB), que tem 21%. O líder é o candidato do PRB, Celso Russomanno (35%).

Ataques

Ontem, Marta usou o Twitter para rebater as críticas que José Serra fez à gestão dela. Em seu programa no horário eleitoral na TV, Serra afirmou que encontrou a prefeitura “falida” em 2005.

“José Serra mente. Usou de má-fé no passado e continua com o mesmo expediente. Em janeiro de 2005 Serra poderia pagar todos os compromissos que venciam naquele mês porque dispunha de dinheiro em caixa”, escreveu Marta no microblog.

Em resposta, Alexandre Schneider, candidato a vice-prefeito de Serra, afirmou que, "quanto mais mentiras [Marta] falar, mais verdades serão ditas”.

Em nota ele disse que existe um extrato bancário que comprova que, no dia 1º de janeiro de 2005, havia na conta corrente da prefeitura R$ 16 mil e disse que Marta emitiu cerca de R$ 10 milhões em cheques sem fundo. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos