Em debate na TV, candidatos à Prefeitura de Natal (RN) trocam acusações

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal (RN)

Um debate frio, com algumas cutucadas e a velha retórica da lembrança de um grupo que governa Natal há 20 anos. Assim foi o debate na TV Universitária da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), realizado na noite desta segunda-feira (3).

Para esse debate, foram convidados todos os seis convidados que concorrem à Prefeitura de Natal. Porém, as alfinetadas ficaram entre Hermano Morais (PMDB), Rogério Marinho (PSDB), Fernando Mineiro (PT) e Carlos Eduardo (PDT). Já Robério Paulino (PSOL) e Roberto Lopes (PCB) surgiram como “metralhadoras” contra todos e para todos.  Segundo eles, os outros candidatos são “farinha do mesmo saco”.

Em um primeiro bloco devagar, em que os candidatos responderam a perguntas formuladas pela comunidade acadêmica, o petista Fernando Mineiro ressaltou que andar em Natal é como enfrentar uma corrida de obstáculos.  Sobre os mecanismos que adotará para proporcionar à população “o retorno” das calçadas vazias, afirmou que vai começar a reestruturação desses espaços pelas áreas comerciais até chegar aos bairros residenciais.

Rogério Marinho aproveitou o questionamento sobre as contas públicas para afirmar que “o maior antídoto para a corrupção é a transparência. Se eleito, vou proporcionar ao eleitor a transparência de acompanhar cada centavo de minha gestão”.

Questionado sobre os servidores que estão hoje na prefeitura, Robério Paulino ressaltou que acabaria com 90% dos cargos comissionados.

O segundo bloco do programa – mais quente - foi destinado a perguntas de candidatos para candidatos.  O peemedebista Hermano Morais questionou Carlos Eduardo sobre o que seu grupo político, que governa Natal nos últimos 20 anos, fez pela cidade, já que, segundo o peemedebista, a gestão foi concluída com baixo índice na educação, retratado no Ideb (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação), postos de saúde fechados e remédios jogados no lixo.

Carlos por sua vez, retrucou ressaltando que durante os 20 anos a que Hermano se refere, o próprio candidato do PMDB foi vereador, apoiou duas administrações de Vilma de Faria (ex-prefeita, ex-governadora e atual vice-prefeita na chapa de Carlos Eduardo), além de apoiar a própria gestão de Carlos Eduardo e em seguida a de Micarla de Souza (PV) – atual prefeita, que apesar de não ser candidata à reeleição é o nome mais citado entre os que disputam a prefeitura de Natal.

Hermano afirmou ter rompido na gestão de Carlos Eduardo com ele por não concordar com sua postura política. “Vossa senhoria (Carlos Eduardo) poderia assumir suas responsabilidades. Não estamos inventando nada. Você e sua companheira de chapa governaram Natal por cinco vezes no total.”

Durante o debate, a preocupação de Robério Paulino foi querer saber de cada candidato se reduziriam a tarifa do transporte (que passou de R$ 2,20 para 2,40 no último dia 28). “A senhora Micarla de Souza está agora no fim de sua gestão retribuindo os favores das empresas de ônibus que ajudaram em sua campanha”, disse Paulino.

No bloco seguinte, foi a vez de especialistas da UFRN fazerem perguntas aos candidatos, quando pôde ser notada a falta de preparo de alguns para os temas em questão.  Questionado sobre a assistência social em sua gestão, se eleito, Hermano Morais ressaltou que “Natal é uma cidade injusta na questão social e não deve mais passar pelas práticas políticas de assistencialismo e politicagem. Vamos fazer uma prefeitura voltada para quem precisa”.

Roberto Lopes deixou de expor uma resposta mais ampla sobre Copa do Mundo e a mobilidade urbana para se restringir apenas à criação de conselhos nas comunidades.

O outro bloco do programa foi destinado às propostas dos candidatos sobre como tratarão a parceria entre a prefeitura e a universidade. Carlos Eduardo lembrou as parcerias com a instituição, desde que foi deputado estadual até às gestões como prefeito (de 2002 a 2008).

Robério Paulino ressaltou ver as parcerias da prefeitura ainda como tímidas. E ressaltou sua preocupação com o percentual de 18% da população de Natal ser analfabeta. “A universidade tem o desafio. Podemos mapear as áreas e saber onde estão estes analfabetos e trabalhar com eles este aprendizado”.

Mineiro disse que assim que for eleito fará imediatamente um convênio com a UFRN para que a universidade e seus profissionais ajudem a “resgatar” Natal. “Através do conhecimento, da pesquisa, vamos buscar respostas para os problemas da cidade”.

O sexto bloco foi destinado às considerações finais dos candidatos. Enquanto Carlos Eduardo continuou com o discurso de que a prefeitura de Natal perdeu sua credibilidade e hoje provoca, inclusive, prejuízos à vida dos natalenses, Rogério Marinho aproveitou para cutucar Carlos Eduardo e sugerir que ele leia melhor os dados e índices que refletem a falta de atenção com a educação nos últimos anos.

Robério Paulino aproveitou seus últimos dois minutos no programa para puxar votos para seus vereadores e citou a relação dos candidatos do partido.

Rogério Marinho aproveitou o fim de debate para levar mais uma vez a mensagem aos eleitores para que busquem um segundo turno, para que assim possam conhecer melhor seus candidatos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos