Lúdio perde 43 segundos no horário eleitoral da TV por invadir espaço de vereadores em Cuiabá

Priscila Tieppo

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, foi punido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) por ter invadido o horário eleitoral destinado aos candidatos a vereador da chapa petista. O juiz Paulo Márcio de Carvalho condenou o candidato e seu vice, Francisco Faiad (PMDB), à perda de 43 segundos do tempo no horário eleitoral de televisão.

A irregularidade consistiu na utilização de vinheta de passagem com o número exclusivo do candidato a prefeito.

Conforme a decisão judicial, o tempo deverá ser descontado já nesta quarta-feira (5) e deverá ser exibida a mensagem de que a perda de espaço se deve ao descumprimento de norma prevista na legislação eleitoral.

De acordo com Reginaldo Araújo, coordenador geral da campanha de Lúdio, eles vão cumprir a decisão judicial, mas devem recorrer para que "seja reconhecido que não havia irregularidade, já que o número da chapa é o número do candidato", referindo-se ao número do PT. "Não houve invasão", afirmou Araújo.

Caso o juiz julgue a favor do PT, o partido quer apenas que seja reconhecido que eles não "agiram fora da lei".

A representação foi ajuizada pela coligaçãodo candidato a prefeito Guilherme Maluf (PSDB), que também pediu à Justiça Eleitoral a aplicação de multa. Contudo, o juiz decidiu que a invasão de espaço destinado à chapa proporcional implica na perda de tempo equivalente ao gasto na irregularidade, sem haver necessidade de multa.

Críticas às empresas

O candidato Adolfo Grassi (PPL) não poderá mais fazer ataques às empresas durante seu horário político, de acordo com decisão da juíza Adair Julieta da Silva do TRE de Cuiabá. Se descumprir a decisão, terá de pagar multa de R$ 5 mil e configurará crime de desobediência.

A representação eleitoral foi movida pela coligação do candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB), que é empresário e um dos candidatos mais ricos do Brasil, tendo declarado cerca de R$ 116 milhões em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mendes argumentou que Adolfo Grassi, em seu programa eleitoral na televisão, passou a veicular mensagens que prejudicam sua imagem e do setor empresarial, questionando se as pessoas acreditam em "empresário que quer mudar a vida de um trabalhador".

Segundo Grassi, a propaganda considerada ofensiva já foi retirada, mas a campanha deve contra-argumentar o pedido de resposta. "Não é ofensivo, é a verdade. A propaganda não se dirigia a ninguém em específico. Ele se sentiu prejudicado, mas o Maluf [candidato à prefeitura pelo PSDB] também é empresário", afirmou.

Ibope

Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 27 de agosto, Mauro Mendes aparece em 1º lugar, com 47%. Lúdio tem 14% e Guilherme Maluf, 8%. Adolfo Grassi tem apenas 1% das intenções de voto.

Leia mais sobre as eleições de Cuiabá

UOL Cursos Online

Todos os cursos