Ibope: Haddad sobe e empata tecnicamente com Serra em SP; Russomanno segue líder

Do UOL, em São Paulo

De acordo com a pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (31), José Serra, do PSDB, teve uma queda na intenção de votos de 26% para 20%, e está tecnicamente empatado com Fernando Haddad, do PT, que foi de 9% para 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Celso Russomanno, do PRB, ainda lidera a corrida pela Prefeitura de São Paulo. Ele subiu mais cinco pontos, alcançando 31%. Gabriel Chalita, do PMDB, se manteve estável, com 5%.

Soninha Francine, do PPS, caiu um ponto, e foi para 4%, e Paulinho da Força, do PDT, caiu 4 pontos percentuais, e conta com a preferência de 1% do eleitorado.

Foi a primeira pesquisa Ibope divulgada desde o início do horário eleitoral na televisão. Analistas creditaram a queda nas intenções de voto de Serra a um programa de TV ultrapassado --que repete fórmulas de campanhas antigas--, o apoio do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o desgaste de sua imagem.

O Ibope entrevistou 1.001 pessoas entre os dias 28 e 30 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-00605/ 2012. E foi encomendada pela "TV Globo" e pelo jornal "O Estado de S.Paulo"

Datafolha

Pesquisa Datafolha feita em parceria com a "TV Globo", divulgada na quarta-feira (29), também aponta a liderança isolada do candidato do PRB, Celso Russomanno com 31% na corrida à Prefeitura de São Paulo. O candidato do PSDB José Serra vem em segundo com 22%. O candidato do PT Fernando Haddad aparece com 14%.

Na comparação com a pesquisa Datafolha anterior, divulgada em dia 21 de agosto, Russomanno subiu um ponto percentual, dentro da margem de erro --que é de três pontos, para cima ou para baixo. Serra caiu cinco pontos percentuais e Haddad subiu seis.

Gabriel Chalita (PMDB) tem 7%, Soninha Francine (PPS), 4%, e Paulinho da Força (PDT), 2%.

Ana Luiza (PSTU) foi citada por 1% dos entrevistados. Carlos Giannazi (PSOL) tem 1%. Levy Fidélix (PRTB), Miguel Manso (PPL), Eymael (PSDC) e Anaí Caproni (PCO) não pontuaram das intenções de voto. Os brancos e nulos chegam a 10% e os indecisos, 10%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-00582/2012. O Datafolha ouviu 1.070 eleitores entre os dias 28 e 29 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais. Essa é a primeira pesquisa Datafolha após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, dia 21 de agosto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos