Ex-crítico do governo Lula, Paes diz que torce para que seja feita justiça no caso do mensalão

Do UOL, em São Paulo

Crítico do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na época que o caso do mensalão veio à tona, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, disse nesta sexta-feira (31) que espera que seja feia justiça no julgamento realizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"Eu não me arrependo de absolutamente nada que eu tenha feito na vida cumprindo minha função [quando era deputado federal fazendo oposição ao governo Lula na CPI]. É um julgamento judicial, não estou ali olhando porque estou enrolado, sendo prefeito e candidato, não estou acompanhando de perto, eu torço para se fazer justiça. Fui um deputado atuante, cumpri meu papel", afirmou em Sabatina Folha/UOL. Nesta eleição, assim como quando foi eleito em 2008, Paes tem apoio de Lula e do PT.

Sobre o apoio do ex-presidente, Paes disse que tem orgulho. "Do presidente Lula, a única coisa que eu posso dizer é que tenho orgulho de ter o apoio dele. Ele ajudou muito o Rio de Janeiro nos anos em que esteve no poder", disse.

O caso do mensalão, denunciado em 2005, foi o maior escândalo do primeiro mandato de Lula. O processo tem 37 e está sendo julgado pelo STF.

Última pesquisa

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 29 de agosto, Paes aparece em 1º lugar com 53% das intenções de voto. Em seguida, está o candidato Marcelo Freixo (PSOL), com 13%.


Quem é Eduardo Paes

Atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes tem 42 anos e é carioca. Formado em Direito, iniciou a vida política como subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá de 1993 a 1996.

Paes foi vereador, deputado federal por duas vezes, secretário municipal do Meio Ambiente e secretário estadual de Esportes, Turismo e Lazer.

Ex-secretário-geral do PSDB, Paes foi um dos principais críticos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a CPI dos Correios, que investigou o caso do mensalão.

Em 2008, já no PMDB, foi eleito prefeito do Rio com apoio de Lula em uma eleição apertada. Na ocasião, Paes venceu Fernando Gabeira por uma diferença de apenas 55 mil votos.

Sabatina Folha/UOL

Paes é o segundo sabatinado no Rio de Janeiro. Ontem, Freixo, candidato do PSOL, foi entrevistado. Os dois foram escolhidos por serem os mais bem colocados nas últimas pesquisas.

O candidato será entrevistado por Paula Cesarino, diretora da sucursal da Folha de S.Paulo no Rio, Cristina Grillo, secretária de redação da Folha no Rio, Danuza Leão, colunista do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL. A sabatina Folha/UOL é dividida em três blocos e tem uma hora e meia de duração.

Os internautas podem sugerir perguntas pelo Bate-papo UOL, na página do UOL Notícias no Facebook e pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos