Violência no Rio

Acusação de relação com milícias no Rio é desespero eleitoral, diz Paes sobre fala de Freixo

Do UOL, em São Paulo

O prefeito e candidato à reeleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), rebateu a acusação do adversário Marcelo Freixo (PSOL), na última quinta-feira (30), sobre ter responsabilidade no crescimento das milícias na cidade. O prefeito disse que esses comentários "devem ser desespero eleitoral".

"O processo eleitoral prevê que os candidatos tenham suas opiniões sobre os outros candidatos. O deputado [Marcelo Freixo] sabe que eu não tenho relação com milícia, aliás, é um risco enorme politizar o tema da segurança pública. (...) muitos querem ser comentaristas, deve ser desespero eleitoral", disse, em Sabatina Folha/UOL, realizada nesta sexta (31).

Na sabatina de ontem, Freixo disse que Paes tinha responsabilidade sobre o crescimento de milícias na cidade, cooperando com licitações feitas para as vans que circulam no Rio, e o acusou de favorecimento eleitoral.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 29 de agosto, Paes aparece em 1º lugar com 53% das intenções de voto. Em seguida, está o candidato Marcelo Freixo (PSOL), com 13%.

Sobre as licitações de vans para o transporte alternativo, Paes disse que elas estão sendo feitas individualmente e que, sim, as informações apontam para o fato de que as cooperativas são comandadas por milicianos.

"Não estou dizendo que todos os donos de cooperativas são milicianos, mas as informações dizem que existem. Hoje, todas as vans têm licenças individuais, e, mesmo assim, se formam cooperativas e passam a ser supostamente de milicianos", afirmou.

Quem é Eduardo Paes

Atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes tem 42 anos e é carioca. Formado em Direito, iniciou a vida política como subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá de 1993 a 1996.

Paes foi vereador, deputado federal por duas vezes, secretário municipal do Meio Ambiente e secretário estadual de Esportes, Turismo e Lazer.

Ex-secretário-geral do PSDB, Paes foi um dos principais críticos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a CPI dos Correios, que investigou o caso do mensalão.

Em 2008, já no PMDB, foi eleito prefeito do Rio com apoio de Lula em uma eleição apertada. Na ocasião, Paes venceu Fernando Gabeira por uma diferença de apenas 55 mil votos.

Sabatina Folha/UOL

Paes é o segundo sabatinado no Rio de Janeiro. Ontem, Freixo, candidato do PSOL, foi entrevistado. Os dois foram escolhidos por serem os mais bem colocados nas últimas pesquisas.

O candidato será entrevistado por Paula Cesarino, diretora da sucursal da Folha de S.Paulo no Rio, Cristina Grillo, secretária de redação da Folha no Rio, Danuza Leão, colunista do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL. A Sabatina Folha/UOL é dividida em três blocos e tem uma hora e meia de duração.

Os internautas podem sugerir perguntas pelo Bate-papo UOL, na página do UOL Notícias no Facebook e pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

Leia mais notícias das eleições no Rio de Janeiro

UOL Cursos Online

Todos os cursos