Violência no Rio

Freixo culpa Paes por crescimento de milícias no Rio de Janeiro e o acusa de obter ganho eleitoral

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, responsabilizou o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, pelo crescimento das milícias na cidade e o acusou de obter favorecimento eleitoral com essa conivência.

"Ele [Eduardo Paes] tem responsabilidade pelo crescimento das milícias. Falo disso abertamente e, se estivesse em um debate com ele, falaria para ele”, declarou durante Sabatina Folha/UOL nesta quinta-feira (30).

Questionado se Paes obtém votos por essa conivência com as milícias, Freixo afirmou que sim. “É só ver o mapa eleitoral dele. Onde ele ganhou a última eleição em relação ao [Fernando] Gabeira [em 2008]? Onde foi a votação determinante dele? Com o apoio de quem? Quem os milicianos apoiaram e quem eles apoiam hoje?”, disse.

A reportagem entrou em contato com a campanha de Paes para comentar as declarações de Freixo, mas ainda não obteve resposta até o momento.

Freixo também afirmou que, como deputado estadual, acionou o Ministério Público sobre as milícias. “Já fiz isso inúmeras vezes [acionar o Ministério Público], mas aí tem que chamar o procurador-geral", afirmou.

Freixo, conhecido por fazer parte da CPI das Milícias --grupos paramilitares que comandavam comunidades cariocas e o tráfico--, disse ainda que existe uma foto que mostra Paes em reunião com vários donos de cooperativas de transporte e que foram indiciados na CPI.

"Essa foto apareceu em 2009 com vários indiciados por nós em 2008. Milícia é uma máfia que domina território e transforma esse domínio em eleitoral. Todo miliciano é dono de um centro social (...) Há vários vereadores da base política do governo integrantes da milícia. É só você ver por quais partidos essas pessoas se elegem", disse.

O candidato afirmou, ainda, que o transporte de vans é comandado por milicianos com o aval da prefeitura. "Há uma responsabilidade política sobre isso".

Última pesquisa

Freixo aparece em segundo lugar na pesquisa Datafolha/TV Globo divulgada ontem (29). O candidato do PSOL tem 13%, enquanto o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) está em 1º lugar com 53%.

Quem é Marcelo Freixo

Marcelo Freixo tem 45 anos, nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e é formado em História. É professor e foi diretor do sindicato da categoria no Estado. O candidato foi filiado ao PT de 1986 a 2005, quando saiu do partido para integrar o PSOL.

Em 2007, Freixo assumiu o primeiro mandato como deputado estadual após ser eleito com 13 mil votos. Em 2010, ele se reelegeu com 177 mil votos, a segunda maior votação do Estado.

Em 2008, Freixo presidiu a CPI das Milícias, que serviu de base para o roteiro do filme “Tropa de Elite 2”. O personagem Diogo Fraga, um professor de história que se elege deputado, foi inspirado na vida de Freixo.
 

Sabatina Folha/UOL

Marcelo Freixo é o primeiro sabatinado no Rio de Janeiro. Amanhã (31) será a vez de Eduardo Paes. Os dois são os mais bem colocados nas últimas pesquisas.

Os candidatos serão entrevistados por Paula Cesarino, diretora da sucursal da Folha de S.Paulo no Rio, Cristina Grillo, secretária de redação da Folha no Rio, Danuza Leão, colunista do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL. A Sabatina Folha/UOL é dividida em três blocos e tem uma hora e meia de duração.

Os internautas podem sugerir perguntas pelo Bate-papo UOL, na página do UOL Notícias no Facebook e pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

Mais informações sobre as eleições no Rio de Janeiro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos