Após suposto caso de corrupção, PT desiste de disputar a Prefeitura de São Caetano (SP)

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O diretório do PT de São Caetano do Sul (ABC paulista) informou na noite desta quinta-feira (30) que desistiu de disputar as eleições para a prefeitura.

A decisão foi tomada em reunião com o vice-presidente da Executiva Estadual do PT, Rafael Marques.

O candidato do partido era o vereador Edgar Nóbrega, que renunciou hoje após a divulgação de um vídeo onde aparece supostamente negociando o apoio petista à gestão do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) em troca de dinheiro.

Nóbrega também era presidente do diretório municipal de São Caetano e pediu licença do posto.

"Achamos que não era momento de escolher um substituto para disputar a prefeitura, que isso enfraqueceria ainda mais a campanha. Teremos apenas candidatos a vereador e a discussão será com eles", afirmou Márcio Della Bella, que assumiu a presidência do PT da cidade.

Questionado se o partido iria apurar a denúncia de corrupção, Bella Della afirmou  que, por enquanto, só foi discutido o processo eleitoral.

"Deixa o tempo passar pra que ele se defenda, não foi decidido nada ainda. Ele só se afastou da presidência", disse.

Em nota oficial, o PT de São Caetano diz que Nóbrega é vítima de um "ataque desonesto".

"Instância plena de decisão na cidade, o Diretório Municipal aceitou o pleito do Professor Edgar por entender que ele sofreu um ataque desonesto, com uso de instrumentos criminosos, motivado em prejudicá-lo no processo eleitoral", informa o comunicado.

Vídeo

Na filmagem, Nóbrega aparece em conversa com Tite Campanella (DEM), ex-secretário de governo da prefeitura, que pediu exoneração do cargo na segunda-feira (27).

Veja vídeo com suposta compra de apoio de petista na Câmara

O vereador teria pedido R$ 100 mil para garantir 600 votos de militantes na disputa pela presidência do PT de São Caetano, que ocorreu em 2009. No início da semana, Nóbrega também deixou o posto no partido.

“A pergunta básica que a gente deveria fazer é: quanto custa ter o PT?”, diz o petista ao secretário durante a gravação.

Eleito presidente do partido, Nóbrega garantiria uma relação “tranquila” entre oposição e governo. De acordo com o jornal “Diário do Grande ABC”, o petista assumiu a direção do partido em novembro de 2009 após vencer a eleição com 609 votos.

Em outro trecho do vídeo, Tite pergunta: “O que a gente ganha com isso, qual é a nossa vantagem?”

O petista responde que “o grupo que governa a cidade vai ter ou um aliado ou um adversário leal”.

A gravação foi divulgada no YouTube pelo candidato a vereador Eder Xavier (PC do B). 

Ele afirmou que recebeu o vídeo, pelos Correios, na Aseam (Associação dos Amigos da Saúde Emília Alfredo Manganotti).

“Nós somos a única oposição na cidade. O PT sempre votou a favor do governo. Acho que o Tite gravou a conversa como garantia do acordo, deve ter mandado alguém editar e alguém fez uma cópia. Tinha uma conversa na cidade sobre isso. Devem ter tentando vender o vídeo, não conseguiram e mandaram para gente porque sabiam que íamos publicar”, afirmou Xavier.

Outro lado

Desde segunda-feira (27), a reportagem tenta contato com Nóbrega, sem sucesso. Em nota, o PT informa que o ex-candidato entrou com ação na Justiça contra o autor da gravação --que seria Tite Campanella-- e o autor da edição e publicação do vídeo --que seria o PC do B.

Nóbrega também divulgou um vídeo na internet onde diz que está sendo “vítima de um jogo sórdido”.

Na gravação, ele afirma que um aliado do candidato a prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) guardou e editou o vídeo, gravado há pelo menos de dois anos, e que foi ameaçado há alguns meses.

De acordo com a última pesquisa Ibope, Pinheiro --com 29% das intenções de voto-- lidera numericamente a disputa pela prefeitura na cidade, empatado tecnicamente com a candidata Regina Maura (PTB), que tem 26%. O petista está em terceiro lugar com 2%.

Em nota, a Prefeitura de São Caetano do Sul informou que o prefeito desconhece o diálogo entre Tite e Nóbrega. Na carta de exoneração, o secretário disse que “se tratou de uma conversa particular ocorrida em 2009, apenas no campo das conjecturas, sem complementação”.

O prefeito também foi procurado, mas não se manifestou sobre o caso.

Leia mais notícias sobre eleições aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos