Luciano Ducci barra na Justiça divulgação de pesquisa Vox Populi em Curitiba

Do UOL, em São Paulo

A coligação do prefeito Luciano Ducci (PSB), que concorre à reeleição, conseguiu barrar na Justiça a divulgação de uma pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Vox Populi sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba.

O motivo foi a não divulgação pelo instituto da composição do plano amostral da pesquisa, que é a ponderação entre o número de eleitores entrevistados nos diferentes estratos de idade, renda, sexo e bairro, e sua correspondência com o número total de eleitores da cidade.

A especificação do plano amostral é uma exigência da legislação eleitoral brasileira.

A decisão, do juiz Marcos Roberto Araújo do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), divulgada nesta quarta-feira (29), foi emitida em caráter liminar (provisório), e o caso ainda deverá ser julgado em definitivo pelo TRE-PR.

A coligação do prefeito Luciano Ducci (PSB) havia tentado anteriormente suspender na Justiça a divulgação desta pesquisa Vox Populi, mas o juiz da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba negou o pedido. A liminar emitida pelo TRE-PR foi julgada ao analisar recurso contra essa outra primeira decisão.

A suspensão da divulgação da pesquisa ocorre no momento em que o Ibope aponta uma oscilação para cima nas intenções de voto do candidato Ratinho Jr (PSC), contra uma oscilação para baixo de Ducci e Gustavo Fruet (PDT). As oscilações, no entanto, ocorrem dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.

A assessoria de imprensa do instituto Vox Populi afirmou que todas as informações referentes à pesquisa foram registradas no TRE-PR, e que o instituto utiliza metodologia reconhecida internacionalmente.

Veja mais sobre as eleições em Curitiba clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos